post-image

Um encontro com a verdade

QUEBRA GELO: Você já se sentiu constrangido ou com medo de falar com alguém de si mesmo?

PASSAGEM BÍBLICA: João 3:1-15

DESENVOLVIMENTO DO TEMA: Nicodemos era uma espécie de senador e mestre israelita muito reconhecido, respeitado e admirado. No entanto, sua vida espiritual parecia sem sentido, pois muitos eram os seus questionamentos. Uma noite, sem que ninguém soubesse, foi ao encontro de Jesus porque viu nEle sua real necessidade de vida, desconhecida por todos que viviam ao seu redor. Certo dia assisti a um vídeo sobre as últimas palavras de um homem muito famoso e inteligente que mudou o conceito sobre tecnologia do seu tempo e sua sabedoria tem sido celebrada até a presente data como uma vida de sucesso. Mas segundo as suas próprias palavras: “do pináculo (auge) da fama ele descobriu que sua riqueza e sua sabedoria não tinham valor algum diante da morte iminente”. Ainda com suas palavras ele declarou descobrir que investiu muito tempo e energia em coisas passageiras como fama e dinheiro. Mas as únicas coisas que ele conseguia desfrutar no seu leito eram as lembranças de seus momentos com sua família e amigos. (O nome deste homem é Steve Jobs. Ele morreu no dia 5 de outubro de 2011 na sequência de um câncer pancreático raro).

Pare e pense – O que a História destes dois homens se parecem? (Deixem o grupo comentar)

1° Os Dois tiveram um encontro com a verdade.

João 8:32 - E conhecereis a verdade, e a verdade vos libertará.

• Steve Jobs encontrou-se com a finitude da vida humana e foi liberto do materialismo. (Conta-se que Ele recebeu a Jesus como salvador antes de sua morte. A mensagem de sua família para o público foi: “morreu em paz hoje”. 

• Nicodemos encontrou-se com a verdadeira vida e foi liberto de sua religiosidade. Ele descobriu que mesmo sendo conhecedor de muitos textos da bíblia (tora). Isso não era suficiente para lhe dar a certeza da vida eterna ele precisava de mais. Ele Precisava Nascer de Novo.

2º Os Dois tiveram um encontro com a verdade sem serem vistos pelos homens. Mas recebidos por Deus.

Salmos 69:33 - Porque o SENHOR ouve os necessitados, e não despreza os seus cativos.
Salmos 102:17 - Ele atenderá à oração do desamparado, e não desprezará a sua oração.

Muitas vezes Deus fala conosco quando o buscamos a sós. Mateus 6:6 - Mas tu, quando orares, entra no teu aposento e, fechando a tua porta, ora a teu Pai que está em secreto; e teu Pai, que vê em secreto, te recompensará publicamente. (Tenha uma vida de Oração)

3º Os Dois descobriram que a vida espiritual não pode ser vista e nem vivida pela ótica material.

João 3:5 - Jesus respondeu: Na verdade, na verdade te digo que aquele que não nascer da água e do Espírito, não pode entrar no reino de Deus. 6 - O que é nascido da carne é carne, e o que é nascido do Espírito é espírito.

Conclusão: Ninguém poderá ou pode ver e entrar no Reino de Deus se não nascer de novo. E esta é a verdade que Jesus ensinou. Você já nasceu de novo?

Baixar carta