post-image

Um encontro sem preconceito

QUEBRA GELO: Você já foi vítima de preconceito? Já viu alguém ser vítima de preconceito? Como você se sentiu?

PASSAGEM BÍBLICA: João 4:3-15

DESENVOLVIMENTO DO TEMA: Entre os judeus e os samaritanos havia uma inimizade de séculos (os Judeus achavam que os Samaritanos não pertenciam a sua linhagem por terem se casado com pessoas que não eram da mesma linhagem. E por isso não eram puros). Os motivos eram religiosos e étnicos (de raça). Jesus não partilhava dos preconceitos judaicos contra os samaritanos. Sua necessidade de passar por Samaria tinha relação com a Sua missão. Ele viera para salvar tanto judeus como samaritanos.

João 3:17 - Porque Deus enviou o seu Filho ao mundo, não para que condenasse o mundo, mas para que o mundo fosse salvo por ele.
Pare e pense – De que forma, hoje, alguns membros da igreja podem expressar algum tipo de preconceito envolvendo pessoas de dentro ou de fora da comunidade? Como estamos lidando com os “diferentes”?

LOUVOR: Quero que valorize o que você tem.

Vejamos como Jesus tratou essa Samaritana:   

1° JESUS A TRATOU PRIMEIRAMENTE COMO IGUAL.   
João 4:6 - E estava ali a fonte de Jacó. Jesus, pois, cansado do caminho, assentou-se assim junto da fonte. Era isto quase à hora sexta. 7 - Veio uma mulher de Samaria tirar água. Disse-lhe Jesus: Dá-me de beber.  

Jesus igualou-se a ela na sua necessidade quando lhe disse: dá-me de beber.  Jesus se apresenta completamente humano com as mesmas necessidades (fome, sede, frio, etc.) filipenses 2 diz que Jesus a si mesmo se humilhou assumindo a forma de homem. Muitas pessoas acham-se melhores que as outras, mas se tiramos tudo que é superfulo de suas vidas o que ficará é exatamente o que todos tem fome, sede e frio.   

2º JESUS INSPIROU VIDA NAQUELA MULHER. (Versículos 10 ao 15)

Jesus a inspirou a desejar uma água que ela ainda não havia provado a água da vida.  

3º JESUS A TRATOU COM VERDADE. MAS NÃO COM PRECONCEITO. (Versículos 16, 17 e 18)  

Jesus não estava preocupado em apontar os defeitos daquela mulher. O que ele queria, era mostrar para ela, que mesmo sabendo de sua história não a tratava com desprezo.   

4º JESUS DIRECIONOU A FÉ DA MULHER.

João 4:23 - Mas a hora vem, e agora é, em que os verdadeiros adoradores adorarão o Pai em espírito e em verdade; porque o Pai procura a tais que assim o adorem.

CONCLUSÃO:

Creio que talvez, muitas pessoas não se aproximem do evangelho por causa do nosso preconceito ao lidar com elas. Mas nessa passagem bíblica Jesus nos ensina que todos tem as mesmas necessidades, todos trabalham para suprir suas necessidades, todos tem o desejo de amar e serem amados e todos no fundo querem agradar a Deus.  

Romanos 2:11 - Porque, para com Deus, não há acepção de pessoas.      

Atenção: Reunião com Líderes e Líderes em treinamento somente. Dia 05.10.2016 as 19:30hs. 

Baixar carta