Carta Pastoral

O SEGREDO DA FRUTIFICAÇÃO

07/11/2016 - Autor: Pr. Natanael Lima

QUEBRA GELO: Pegue uma lanterna ou celular que possam ser removidas as pilhas ou a bateria e demonstre que os mesmos só funcionam se estiverem com estes componentes. O interessante é que o que realmente faz os aparelhos funcionarem, não estão visíveis. Mas a ausência dos mesmos, facilmente é percebida

PASSAGEM BÍBLICA: João 15:4-8

LOUVOR: Mais de ti e menos de mim.

DESENVOLVIMENTO DO TEMA: Nestes versículos do texto, Jesus faz uma revelação tremenda sobre como ser frutífero no reino de Deus. Ele também revela nossas possibilidades e impossibilidades, e os riscos que corremos quando vivemos longe Dele. Mas ele também revela a grande benção e sua verdadeira causa para aqueles que tem vida com Jesus.

PARE E PENSE: Você tem experimentado os resultados daqueles que estão com a vida em Cristo?

Quais são as características dos ramos que estão na videira? 

1° Eles são frutíferos não por causa de sua capacidade. Mas sim por causa de sua posição em Cristo.

João 15:4 - Estai em mim, e eu em vós; como a vara de si mesma não pode dar fruto, se não estiver na videira, assim também vós, se não estiverdes em mim.

Muitas pessoas acham que não precisam estar vivendo a vida com a Igreja para serem frutíferas por que se sentem autossuficientes. Elas dizem não preciso estar na igreja para servir a Cristo. Mas a igreja é o corpo de Cristo!

2º São frutíferos por que vivem uma relação de dependência.

João 15:5 - Eu sou a videira, vós as varas; quem está em mim, e eu nele, esse dá muito fruto; porque sem mim nada podeis fazer.

A verdadeira vida do ramo está na videira. E isso representa um relacionamento de necessidade e propósito. O propósito da videira é que a vara de fruto. Logo tudo que a vara necessitar para dar fruto virá e será fornecida pela videira. 

João 10:10 - O ladrão não vem senão a roubar, a matar, e a destruir; eu vim para que tenham vida, e a tenham com abundância.

3º Eles glorificam ao Agricultor (o Pai) por meio de seus frutos.

João 15:8 - Nisto é glorificado meu Pai, que deis muito fruto; e assim sereis meus discípulos

Tudo que foi criado nos céus e na terra possui um propósito. A glória de Deus. Mas o que é glorificar a Deus? Em um termo bem popular é “funcionar”. Deus nos criou para sermos sua imagem e semelhança, nos deu um propósito. Não somos acidentes do destino. Nós nascemos para glória de Deus e manifestar sua vida, caráter e sabedoria.

CONCLUSÃO

A vida da vara só está garantida se estiver ligada a videira. Se ela se desligar da videira ela seca e será lançada no fogo. Conforme João 15:6 - Se alguém não estiver em mim, será lançado fora, como a vara, e secará; e os colhem e lançam no fogo, e ardem. Mas, em contrapartida, toda vara que vive da vida da videira dará muito fruto e o agricultor será glorificado. 

Quem sabe hoje você está se sentindo como uma vara fora da videira. Você não sente a vida de Deus fluindo em você. Hoje ele deseja te enxertar nele e fazer com que a vida Dele, flua para dentro de você e naturalmente você vai dar muito fruto.

Baixar Carta