post-image

Tesouro no coração

QUEBRA GELO: O que você tem de mais valioso? Por que é tão valioso?

PASSAGEM BÍBLICA: Mateus 06:21 - Porque onde estiver o vosso tesouro, aí estará também o vosso coração.

DESENVOLVIMENTO DO TEMA: Uma das palavras mais poderosas que existem é a palavra “MOTIVAÇÃO”. Muitas vezes declaramos que queremos realizar algo que aparentemente ou a vista de todos pode parecer bom. Mas as razões (ou motivações) pelas quais realizamos podem não ser tão boas. EX. Uma jovem pode desejar se casar o que seria uma atitude correta e boa. Mas ela esta se casando para sair da autoridade de seus Pais e não por que ama seu futuro marido. Logo, a MOTIVAÇÃO dela esta errada. Então, este é um exemplo de que podemos fazer algo bom com motivações erradas. Você já agiu assim?

O salmista sabia dessas armadilhas no coração do homem e ele fez o seguinte pedido a Deus: Salmos 139:23-24

23 - Sonda-me, ó Deus, e conhece o meu coração; prova-me, e conhece os meus pensamentos. 24 - E vê se há em mim algum caminho mau, e guia-me pelo caminho eterno.

Precisamos ter cuidado com nossos sentimentos, para que nossa vida não se torne inconstante e maligna.

(Ler IIPe.2:9-15)

Como podemos nos certificar de que nossas motivações são corretas?

1° - Precisamos buscar a palavra de Deus em oração e nosso coração será revelado.

Hebreus 4:12-13
12 - Porque a palavra de Deus é viva e eficaz, e mais penetrante do que espada alguma de dois gumes, e penetra até à divisão da alma e do espírito, e das juntas e medulas, e é apta para discernir os pensamentos e intenções do coração. 13 - E não há criatura alguma encoberta diante dele; antes todas as coisas estão nuas e patentes aos olhos daquele com quem temos de tratar.

Se antes de tomarmos qualquer atitude, nós buscarmos a palavra de Deus em oração, nós seremos iluminados e nosso sim, será sim. E nosso não, será não.
Você costuma fazer as coisas só por que as pessoas estão te pedindo e não por que você deseja fazer?

2° - Precisamos fazer um autoexame.

I Corintios 11:28 - Examine-se, pois, o homem a si mesmo, e assim coma deste pão e beba deste cálice.

Perguntas tipo: Por que estou fazendo isso? Eu estou falando toda a verdade? 

Meu sim foi verdadeiro? Etc. podem auxiliar nossa percepção das nossas intenções.

Obs. Não é errado você desejar algo. Errado é desejar algo e utilizar de recursos ou caminho errados para alcançar. 

3° Precisamos nos deixar conduzir por Jesus. 

Mateus 4:19 - E disse-lhes: Vinde após mim, e eu vos farei pescadores de homens.
O Convite de Jesus é: “Vinde após mim” – Não devemos tomar a frente de Deus.
A promessa de Jesus é: “eu vos farei” – É o Senhor Jesus que nos transforma e não a nossa vontade. 

CONCLUSÃO

Uma vida guiada por Deus influenciará e afetará as pessoas ao redor. Shedd disse: “Decisões banhadas por orações são muito mais prováveis de serem corretas do que aquelas que são baseadas em sentimentos e inteligência”. 

Baixar carta