post-image

A vida que fala

QUEBRA GELO: Você admira alguém não por ter intimidade ou amizade. Mas por ver o seu modo de viver?

PASSAGEM BÍBLICA: I Pedro 2:12
12 - Tendo o vosso viver honesto entre os gentios; para que, naquilo em que falam mal de vós, como de malfeitores, glorifiquem a Deus no dia da visitação, pelas boas obras que em vós observem.

DESENVOLVIMENTO DO TEMA: Obs. A expressão: “naquilo em que falam mal de vós”. É criticar o modo de vida cristão. Exemplo: As pessoas que vivem no mundo falam mal de quem é dizimista, falam mal de quem não bebe bebida alcoólica, falam mal de namoro sem sexo, etc.

Estamos vivendo um tempo em que muitos dizem ser cristãos, mas seus comportamentos negam a eficácia de suas palavras. O Apóstolo Paulo alertou ao Jovem Pastor Timóteo sobre tal atitude daqueles que dizendo-se cristãos não cumpriam em suas vidas o que declaravam crer. E também orientou quanto à atitude a ser tomada em relação a estas pessoas. “Afaste-se delas”. II Timóteo 3:5 - Tendo aparência de piedade, mas negando a eficácia dela. Destes afasta-te. Gente que fala, mas não cumpre.

Perguntas: 

• Se todas as boas intenções se tornassem em ações. O que você acha que aconteceria com o mundo?
• Se nós praticarmos o que a bíblia diz sobre boas obras. Nós estaríamos mais ocupados com nossas vidas somente ou teríamos mais tempo para o próximo?
• O que falta para você por em prática todas as boas obras 

que Deus fez nascer em seu coração? Qual o seu sonho?

Quais são as características daqueles que falam com suas vidas?

1° - Eles vivem o que pregam.

I João 3:16 - Conhecemos o amor nisto: que Ele deu a sua vida por nós, e nós devemos dar a vida pelos irmãos. 17 - Quem, pois, tiver bens do mundo, e, vendo o seu irmão necessitado, lhe cerrar as suas entranhas, como estará nele o amor de Deus?18 - Meus filhinhos, não amemos de palavra, nem de língua, mas por obra e em verdade.

As palavras de vida serão somente palavras, se não se tornarem vida.

2° - Eles vivem de acordo com que são e não do que tem.
Lucas 10:33 - Mas um samaritano, que ia de viagem, chegou ao pé dele e, vendo-o, moveu-se de íntima compaixão; 34 - E, aproximando-se, atou-lhe as feridas, deitando-lhes azeite e vinho; e, pondo-o sobre a sua cavalgadura, levou-o para uma estalagem, e cuidou dele;

Na parábola do bom samaritano vemos que tanto o Sacerdote como o Levita passaram de largo, pois estavam preocupados em perder o que tinham (a consagração pessoal. Pois na lei nenhum dos dois poderia tocar em um morto). A religiosidade pode ser um forte argumento para abandonarmos pessoas pelo caminho.

3° - Elas agem com as pessoas, da mesma maneira que gostariam que agissem com elas. 
Lucas 6:31 - E como vós quereis que os homens vos façam, da mesma maneira lhes fazei vós, também.

Conclusão

Pratique o que você prega
Ações falam mais alto que palavras
Falar é fácil.

Agende com seu GCEU uma visita a alguém necessitado.

Baixar carta