post-image

Deus está aqui

QUEBRA GELO: Coloque uma venda nos olhos de três participantes e depois escolha outros três um com um biscoito cada. Um deles vai dar o biscoito a um dos que estão com os olhos vendados só para cheirar (olfato), o outro dará um biscoito para tocar (tato + olfato) e outro com um biscoito para provar (tato + olfato + Paladar). Pergunte a cada um dos que estão com os olhos vendados. O que é? E por que ele disse isso? Ao final provavelmente todos terão acertado. Então o líder vai perguntar: Qual dos três que estavam de olhos vendados tinha a melhor condição de dar a resposta mais precisa? (Forma, sabor e cheiro do biscoito). Aplicação da história não basta ter uma revelação parcial de Deus precisamos buscar uma manifestação completa Dele.

PASSAGEM BÍBLICA: Mt.18:18-20

DESENVOLVIMENTO DO TEMA: Deus é onipresente. Você sabe o que significa “onipresente”. Significa que Deus está de forma plena em tudo lugar. Mas será que as pessoas se dão conta disto?
Porem tão verdade quanto a onipresença de Deus. É o fato de que apesar de Deus estar em todo lugar ao mesmo tempo. Sua presença pode ser percebida de duas maneiras: A natural e a sobrenatural.

LOUVOR: Doce presença - Hinário 73 (Cântico de adoração)

A natural diz respeito a criação. "...porque o que se pode conhecer a respeito de Deus está bem claro..., pois foi o próprio Deus que lhes mostrou isso. Desde que Deus criou o mundo, as suas qualidades invisíveis, isto é, o seu poder eterno e a sua natureza divina, têm sido vistas claramente. Os seres humanos podem ver tudo isso nas coisas que Deus tem feito e, portanto, eles não têm desculpa nenhuma." Romanos 1:19-20. A esta ação chamamos de manifestação da presença.

A sobrenatural diz respeito a sua manifestação particular. Isso ocorreu com Abraão, Isaque, Jacó, Moises, Josué, os profetas, Jesus e aos discípulos. Nossa meditação hoje possui uma pergunta: 

ONDE ESTA A PRESENÇA MANIFESTA DE DEUS?
 
• Pare e pense – Você tem visto a presença manifesta de Deus? Onde?

O texto que lemos nos fala de três manifestações da presença de Deus.
 
1° A presença manifesta de Deus ocorre quando a terra se comunica com o céu. (Quando oramos). (Alegria no Espírito Santo)
Mateus 18:18 - Em verdade vos digo que tudo o que ligardes na terra será ligado no céu, e tudo o que desligardes na terra será desligado no céu.
Deus está pronto para manifestar a sua presença e nos encher com o Espírito Santo. Atos 4:31 - E, tendo orado, moveu-se o lugar em que estavam reunidos; e todos foram cheios do Espírito Santo, e anunciavam com ousadia a palavra de Deus.

2º A presença manifesta de Deus ocorre quando há concordância na terra. (paz)
Mateus 18:19 - Também vos digo que, se dois de vós concordarem na terra acerca de qualquer coisa que pedirem, isso lhes será feito por meu Pai, que está nos céus. 
Muitas pessoas não vivem a presença manifesta de Deus por falta de concordância. 
 
3º A presença manifesta de Deus ocorre quando Jesus é a causa de estarmos Juntos. (Justiça)
Mateus 18:20 - Porque, onde estiverem dois ou três reunidos em meu nome, aí estou eu no meio deles.
 
Conclusão: Todas as vezes que Jesus se fez presente na vida das pessoas as marcas inconfundíveis do Reino de Deus se manifestaram. Logo podemos concluir que a presença manifesta de Deus manifesta o Reino de Deus.  Romanos 14:17 - Porque o reino de Deus não é comida nem bebida, mas justiça, e paz, e alegria no Espírito Santo.

ATENÇÃO: Inscrições para o Encontro Regional do GCEU em Mantiquira dia 08/04. A ceia será dia 16/04 as 6hs da Manhã. Cada pessoa levará algo para tomarmos café juntos.

Baixar carta