post-image

O valor do perdão

QUEBRA GELO: Você já conseguiu fazer algo, que muitos diziam que você não conseguiria (e talvez até mesmo você). Mas você decidiu conseguir e conseguiu?

PASSAGEM BÍBLICA: Lucas 7:36 - 48

DESENVOLVIMENTO DO TEMA: Vivemos em uma sociedade, onde tudo tem seu preço. Se você analisar bem, quase tudo que realizamos está no ambiente da troca e algumas vezes utilizamos o dinheiro para isso. Mas existem coisas que não tem preço. Não tem preço não por que não tem valor, mas sim por que não existe preço que seja um valor que expresse sua importância. Exemplos: Receber um “eu te amo”, um sorriso de um filho(a), ter saúde, amar alguém e ser amado, amigos que são mais chegados que irmãos, perdoar e ser perdoado.

• Pare e pense – O que tem mais valor?
• Você exigir que alguém venha lhe pedir perdão.
• Uma pessoa vir lhe pedir perdão
• Ou você liberar o perdão sem que sejam necessárias as alternativas anteriores.

O texto bíblico que lemos fala justamente disso. O fariseu de nome Simão julgava que a mulher não era digna de receber perdão por ser uma pecadora. Ele também Julgou que Jesus não era Profeta por não perceber que a mulher que lhe tocava os pés, não era digna.

LOUVOR: Liberta-me de mim

 O QUE JESUS ENSINOU AO FARIZEU SIMÃO QUE NÓS TAMBÉM PRECISAMOS APRENDER?

1° Todos nós somos devedores de Deus.

Lucas 7:41 - Um certo credor tinha dois devedores: um devia-lhe quinhentos dinheiros, e outro cinqüenta.

Não importa quanto tempo uma pessoa possa viver, todos os seus dias são impagáveis. Se voce for ver quanto custa um dia em uma UTI você vai concordar comigo que só o poder acordar e viver já é uma dádiva de Deus e por isso somos devedores de Deus.
 
2º Todos nós estamos na mesma condição diante de Deus. “não temos como pagar nossa dívida com ele”. (Somos pecadores)
 
Lucas 7:42 - E, não tendo eles com que pagar, perdoou-lhes a ambos. Dize, pois, qual deles o amará mais? Algumas pessoas julgam-se melhores por não cometerem “pecados” taxados como graves tais como: Adulterar, fornicar, prostituir, roubar, embriagar-se, etc. Porem a bíblia diz: Romanos 3:10 - Como está escrito: Não há um justo, nem um sequer. E ainda Romanos 3:23 - Porque todos pecaram e destituídos estão da glória de Deus; Logo, nossa condição sem o perdão de Deus é a mesma. “não temos como pagar”.
 
3º Quando reconhecemos nossa condição, passamos a agir por gratidão e não por obrigação.
 
A mulher sabia que estar ali tão próximo de Jesus era uma dádiva. Mas Simão acreditava ser um mérito. Por isso Jesus teve de mostrar suas faltas. (Versos 44,45,46)
 
CONCLUSÃO:
 
Precisamos agir em concordância com que temos recebido de Deus. Por Isso Jesus nos ensinou na oração do Pai Nosso: Perdoa as nossas ofensas assim como perdoamos quem nos tem ofendido.
Mateus 6:14 - Porque, se perdoardes aos homens as suas ofensas, também vosso Pai celestial vos perdoará a vós;15 - Se, porém, não perdoardes aos homens as suas ofensas, também vosso Pai vos não perdoará as vossas ofensas. 
Perdão é coisa séria: “perdoar não é esquecer, isso é amnésia; perdoar é lembrar sem se ferir e sem sofrer. Perdoar é CURA. Por isso perdoar é uma DECISÃO e não um SENTIMENTO.

ATENÇÃO: PEÇA DE TEATRO “LIVRES” SABADO DIA 29.04 AS 19:30 UMA ÓTIMA OPORTUNIDADE DE JUNTAR O SEU GCEU E CONVIDAR UM AMIGO. JUBILEU DA IMW DIA 30 O ONIBUS SAIRÁ PONTUALMENTE AS 11HS.

Baixar carta