post-image

S

QUEBRA GELO: Qual o lugar preferido de sua família em sua casa.

PASSAGEM BÍBLICA: João 12:1-2,9

DESENVOLVIMENTO DO TEMA: INTRODUÇÃO: A mesa é um lugar de encontro, satisfação e alegria. Mas, algumas vezes, ela também pode torna-se um lugar de choro, confissão e perdão. A algum tempo atrás, sentar-se à mesa era um momento sagrado das famílias; que por mais simples que fossem as refeições juntas agradeciam o “pão nosso de cada dia” e por mais simples que fosse a casa a mesa era um ligar de encontro para os que a possuíam e um lugar de desejo para aqueles que não a tinham. Infelizmente as famílias estão substituindo a comunhão da mesa, pelo desconforto do sofá da sala na companhia solitária do televisor não poucas vezes tendo companhia de verdade bem próximo.

PARE PENSE: A quanto tempo você não se senta junto a sua família para agradecer pelo alimento posto a mesa? Por que?
No texto que lemos, a mesa também é um lugar de encontro e honra; não somente por que existem os alimentos e os moradores da casa. Mas por que naquela mesa, também estava JESUS.
O que você faria se JESUS fosse jantar em sua casa?

Vejamos o que ocorre quando Jesus está a mesa com a família:

1º QUANDO JESUS ESTA A MESA, EXISTE SERVIÇO PARA DEUS.

João 12:2 - Fizeram-lhe, pois, ali uma ceia, e Marta servia, e Lázaro era um dos que estavam à mesa com ele.

Existe um ditado popular que diz: “Quem não vive para servir, não serve para viver”.  Ora se servir ao próximo nos traz satisfação, quanto mais servir a Deus. A bíblia nos orienta: “Eclesiastes 9:10 - Tudo quanto te vier à mão para fazer, faze-o conforme as tuas forças,...” Deus espera que sirvamos a Ele de todo nosso coração. Não por obrigação, mas, por gratidão. 

2º QUANDO JESUS ESTA A MESA, EXISTE ADORAÇÃO.

João 12:3 - Então Maria, tomando um arrátel de unguento de nardo puro, de muito preço, ungiu os pés de Jesus, e enxugou-lhe os pés com os seus cabelos; e encheu-se a casa do cheiro do unguento.

A presença de Jesus em nossa casa produz adoração e louvor. No texto, Maria utilizou um vidro de perfume caro, inteiro, ungindo os pés de Jesus. Para nós aqui isso não faz muito sentido, mas na cultura daquela época lavar os pés e ungi-los era um sinal de honra. Maria não só honrou a Jesus ela o Adorou não poupando o seu melhor perfume. Quando Jesus está em nossa casa a presença Dele é percebida em todos os ambientes. “A casa fica cheia do cheiro de Jesus”.    

3º QUANDO JESUS ESTA A MESA, EXISTE MILAGRE E TESTEMUNHO.

João 12:2 - Fizeram-lhe, pois, ali uma ceia, e Marta servia, e Lázaro era um dos que estavam à mesa com ele. 9 - E muita gente dos judeus soube que ele estava ali; e foram, não só por causa de Jesus, mas também para ver a Lázaro, a quem ressuscitara dentre os mortos.

A presença de Lazaro era um sinal de que aquela casa tinha vivido um grande milagre. Quando Jesus está em nossa casa o milagre da ressurreição (conversão) é um fato.  Pois Quando Jesus está em nossa casa nós nos tornamos um testemunho vivo para parentes e vizinho do que Deus é capaz de realizar nas famílias. 

CONCLUSÃO: Se Jesus é convidado a estar em nossa casa os sinais de sua presença precisam ser percebidos. 

Baixar carta