post-image

S

QUEBRA GELO: Fale os nomes de seus parentes começando por seu bisavós, avós, pais, filhos, netos e bisnetos

PASSAGEM BÍBLICA: Mateus 12:46-50

DESENVOLVIMENTO DO TEMA: Fazer a vontade de Deus é o requisito que Jesus nos apresenta para também sermos considerados da sua família. Ao declarar que todo aquele que faz a vontade do Pai era sua família, ele não estava renunciando a sua família segundo a carne.

A bíblia nos afirma que jesus se preocupou e cuidou de sua família até no dia de sua crucificação quando ele passou os cuidados de sua mãe para “o discípulo amado” que era João (João 19:26 - Ora Jesus, vendo ali sua mãe, e que o discípulo a quem ele amava estava presente, disse a sua mãe: Mulher, eis aí o teu filho.) Jesus não teve apenas irmãos, mas também irmãs (Marcos 6:3). Os nomes de seus irmãos são conhecidos (Tiago, José, Judas e Simão [Mateus 13:55]), mas não os nomes das irmãs

PARE PENSE: se você aplicar em sua vida a mesma linha de raciocínio de Jesus, qual é o tamanho da sua família?

Se Jesus não renunciou sua família segundo a carne, o que ele estava nos ensinando quando apontou para seus discípulos e os chamou de irmãos, irmãs e mãe? 

1º Jesus está nos ensinando que o parentesco REAL E PERMANENTE não é o carnal. Mas sim o espiritual.

João 3:6 - O que é nascido da carne é carne, e o que é nascido do Espírito é espírito.

I Coríntios 15:50 - E agora digo isto, irmãos: que a carne e o sangue não podem herdar o reino de Deus, nem a corrupção herdar a incorrupção.

Assim sendo Jesus chama de verdadeiros irmãos não aqueles que nasceram em sua casa. Mas aqueles que nasceram de Deus.

2º Jesus está nos ensinando que existe uma característica comum aos filhos de Deus. Eles fazem (e desejam fazer) a vontade do Pai.

Mateus 7:21 Nem todo aquele que diz a mim: ‘Senhor, Senhor!’ entrará no Reino dos céus, mas somente o que faz a vontade de meu Pai, que está nos céus

Muitas pessoas acreditam no argumento de que Deus sabe de suas dificuldades e que por isso serão recebidas na eternidade. Mas isso não é verdade. O fato de Deus saber das nossas dificuldades não quer dizer que ele concorda que vivamos assim. Por isso Ele nos dá uma nova oportunidade chamada: “NOVO NASCIMENTO”. Que não é somente uma nova fé. Mas sim uma nova natureza. 

3º Jesus está nos ensinado que os parentescos carnais não devem sobrepujar (ser superior) ao nosso parentesco espiritual com Ele.

Mateus 10:37 - Quem ama o pai ou a mãe mais do que a mim não é digno de mim; e quem ama o filho ou a filha mais do que a mim não é digno de mim. 38 - E quem não toma a sua cruz, e não segue após mim, não é digno de mim.

Quem ama o pai ou a mãe mais do que a mim não é digno de mim: Não podemos deixar de segui a jesus para agradar aos nossos pais.

Quem ama o filho ou a filha mais do que a mim não é digno de mim: Não podemos deixar de segui a jesus para agradar aos nossos filhos.

CONCLUSÃO: Não podemos dizer que somos da família de jesus se não fazemos a vontade do pai.  Se não nascermos de novo e se quisermos agradar mais os da nossa casa do que a Deus.

Baixar carta