post-image

SÉRIE MINHA FAMÍLIA AO PÉ DA CRUZ - POR UM FIO

QUEBRA GELO: Imagine a sua vida dependendo de uma corda ou um fio? Como você se sentiria?

PASSAGEM BÍBLICA: Josué 2:12-19

DESENVOLVIMENTO DO TEMA: talvez você já esteve por um fio. Não literalmente, mas: Por um fio de explodir, por um fio de abandonar tudo, por um fio de responder a provocação, por um fio de sumir. Talvez hoje aqui, temos pessoas que estão por um fio.

Caso você esteja vivendo um momento como este, ou se um dia você estiver vivendo, um momento assim lembre-se do que eu vou lhe dizer agora: Jesus não nos garante uma vida sem problemas. João 16:33 - Tenho-vos dito isto, para que em mim tenhais paz; no mundo tereis aflições, mas na terceira parte deste versículo ele nos dá uma direção: mas tende bom ânimo, e também nos dá uma certeza: eu venci o mundo. E em outro lugar ele nos faz uma promessa: Mateus 28:20b - ...e eis que eu estou convosco todos os dias, até a consumação dos séculos. Amém. 
 
Hoje vamos falar sobre uma mulher que teve a sua vida e de sua família por um fio.  Mas que viveu um grande livramento, Seu nome é Raabe: Raabe é uma personagem do Antigo Testamento que, segundo o Livro de Josué, teria sido uma prostituta que morava nos muros da cidade de Jericó.
 
Hebreus 11 a galeria dos heróis da fé, cita apenas duas mulheres pelo nome: Sara, a esposa de Abraão (v. 11) e Raabe, uma meretriz de Jericó (v. 31). Sara era uma mulher temente a Deus, esposa do fundador do povo hebreu , e Deus usou seu corpo “consagrado” para dar à luz Isaque. Raabe, por sua vez, era uma gentia ímpia que adorava a deuses estranhos e vendia seu corpo. Em termos humanos, Sara e Raabe não tinham nada em comum. Mas do ponto de vista divino, Sara e Raabe manifestaram a coisa mais importante da vida: A fé salvadora no verdadeiro Deus vivo. Raabe então Representa a todos aqueles que reconhecendo-se pecador, confiam plenamente na graça e na misericórdia de Deus por meio da Sua Palavra. E entram em aliança com Deus. No caso de Raabe o sinal de aliança com Deus era “O FIO DE ESCARLATE”
 
O que o fio de escarlate representa?
 
1 – O FIO DE ESCARLATE REPRESENTA UM SINAL DE DEUS
 Um sinal que distingue a casa de Raabe dentre as outras casas. Assim como o sangue do cordeiro Pascal era visto e entendido por Deus. Promovendo livramento de todos os que estavam naquela casa. Êxodo 12:22 -  Assim também O FIO DE ESCARLATE representava um sinal de aliança com Deus na vida e na família de Raabe. Não deixe de por o Fio de Escarlate na sua casa.  Romanos 10:11 - Porque a Escritura diz: Todo aquele que nele crer não será confundido.  

2 - O FIO DE ESCARLATE REPRESENTA UMA GARANTIA
Uma garantia atemporal. Raabe não deveria por o fio de escarlate somente quando o povo de Israel estivesse invadindo Jericó. Ela deveria manter o fio de escarlate em todo tempo na janela de sua casa. Pois ela não sabia nem o dia nem a hora que o povo de Israel viria. Assim também nós não devemos servir a Deus ocasionalmente pois não sabemos nem o dia nem a hora em que o Senhor virá para buscar a sua Igreja. Mateus 25:13 - Vigiai, pois, porque não sabeis o dia nem a hora em que o Filho do homem há de vir. 
 
3 – O FIO DE ESCARLATE REPRESENTA UM COMPROMISSO. 
Um compromisso da parte dos espias. Identificar a casa onde estava o FIO DE ESCARLATE. Jesus deu a seus discípulos a mesma tarefa. Lucas 10:3-6
 
Assim como no tempo dos espias Deus continua nos enviando para encontrar as Raabes e suas famílias. Nós somos os espias deste tempo, e o Senhor está pronto a honrar nossa palavra que em concordância com a vontade Dele declara: A tua fé te salvou. Mateus 18:18 - O FIO DE ESCARLATE REPRESENTA UM COMPROMISSO da parte das Raabes. “por o Fio de Escarlate em sua casa”. Os espias se comprometeram em cumprir a parte de seu compromisso com Raabe (salvar ela e todos que estavam em casa com ela) se Raabe cumprisse seu compromisso com eles: Por o fio de Escarlate em sua Janela. Deus se compromete em Salvar a todos que estão sob a proteção do Sangue de Jesus. Marcos 16:16 - Quem crer e for batizado será salvo; mas quem não crer será condenado.

 

CONCLUSÃO: Não importa quais sejam os seus pecados. Se você como Raabe desejar em seu coração servir a Deus sendo um testemunho publico de sua aliança com Ele. Saiba que haverá sobre sua vida e sua casa a promessa de Deus:At. 16:31 

Baixar carta