Carta Pastoral

Baixar Carta

LIÇÕES DA VIDA

08/06/2017 - Autor: Pr. Natanael Lima

PASSAGEM BÍBLICA: Provérbios 27:5-8
5 - Melhor é a repreensão franca do que o amor encoberto.
6 - Leais são as feridas feitas pelo amigo, mas os beijos do inimigo são enganosos.
7 - A alma farta pisa o favo de mel, mas para a alma faminta todo amargo é doce.
8 - Qual a ave que vagueia longe do seu ninho, tal é o homem que anda vagueando longe da sua morada.

DESENVOLVIMENTO DO TEMA: Alguém já disse que: “Viver é uma arte.” Mas para nós cristãos, viver é um processo de aprendizado e ensino constante; Pois independente de nossa idade, sempre existe algo a ser aprendido. Por exemplo: A orientação bíblica para uma criança é de que ela precisa ser ensinada no caminho que deve andar (Pv.22:6) através de exemplos, já na faze da Juventude os ensinamentos dizem respeito as companhias (Ler Pv.1:8-16). Quando chegamos a idade adulta, a bíblia, nos alerta a cuidarmos dos nossos sentimentos (Provérbios 9:9 e Salmos 90:12) e quando na velhice, a bíblia ainda nos ordena continuar aprendendo e ensinando (Salmos 92:12-15) hoje vamos meditar sobre algumas “LIÇÕES DA VIDA”

1° O VERDADEIRO AMIGO CONFRONTA. PREFIRA O CONFRONTO DE UM AMIGO AOS BEIJOS DO TRAIDOR V.5

Confrontar não é ofender. Confrontar é fazer com que a pessoa pense se as suas ações foram fies com suas palavras.

Jesus confrontou a Pedro quando perguntou: “Pedro tu me amas? ”   (Jo. 21:15-19)

Jesus confrontou a Judas quando perguntou: “Amigo a que vieste?” (Mt.26:47-50)

Quando um amigo nos fala a verdade sobre nossas falhas, não é para nos desonrar. Mas sim para nos aperfeiçoar. Seja humilde!

2° SEJA AMIGO, FAÇA AMIGOS E CUIDE DOS SEUS AMIGOS V.6

Nós precisamos de amigos. Existem pessoas que dizem: eu não tenho amigos! Mas se esquecem de que isso não é bom. O próprio Deus declarou: “não é bom que o homem esteja só..” e criou Eva que antes de ser mulher de Adão foi sua companheira. Mas algumas vezes os amigos podem errar conosco e nós podemos errar com eles por isso é importante ter disposição de não perder o amigo. Mas a bíblia nos faz um alerta: “não seja amigo do mundo” aprovando ou imitando o que ele faz. Tiago 4:4 - Adúlteros e adúlteras, não sabeis vós que a amizade do mundo é inimizade contra Deus? Portanto, qualquer que quiser ser amigo do mundo constitui-se inimigo de Deus.

Amigos que nos afastam de Deus não são amigos!

3° NÃO DESPREZE O QUE VOCÊ TEM. TRATE TUDO COM A DIGNIDADE DEVIDA V.7

Algumas pessoas desprezam o valor das coisas simples e duradouras por causa de coisas passageiras. Esaú foi um grande exemplo (Gn.25:32). Ele desprezou que ele era por causa do que ele desejava. (Pessoas estão fazendo isso, desprezando seu casamento, sua família, sua igreja. Por que acreditam, que eles estarão sempre ali). Até que aquilo lhes é tirado. Então dizem: “que falta me faz!”

4° NÃO ABANDONE A SUA SEGURANÇA POR UMA AVENTURA

Ovelhas que se afastam da segurança do rebanho tornam-se presas fáceis para os lobos. Curiosidade irresponsável pode resultar em morte. João 10:10 - O ladrão não vem senão a roubar, a matar, e a destruir; eu vim para que tenham vida, e a tenham com abundância.

CONCLUSÃO: Viva sempre uma vida melhor para que você possa desfrutar o melhor da vida.

ATENÇÃO: Sexta Básica dia 09/06 na sede 19:30. Vamos ter o “Retiro do Coração Abrasado” dias 18-20 de Agosto. 

Baixar Carta