post-image

Transformando adversidade em benção - inimigos da paz

PASSAGEM BÍBLICA: Colossenses 3:8-15

DESENVOLVIMENTO DO TEMA: Você já viu duas pessoas entrarem em acordo no meio de uma discussão? Na verdade, em uma discussão o mais comum de se ouvir é: ofensas, gritarias, xingamentos, acusações. Esse tipo de linguagem que não leva à acordo nenhum, e que promove mais discórdia do que concordância. Infelizmente esta tem sido a maneira, que muitas pessoas usam não para promoverem a paz. Mas sim, a discórdia. Tiago 1:20 - Porque a ira do homem não opera a justiça de Deus. Se desejamos ser pessoas que manifestam a presença de Deus, quais devem ser as nossas atitudes quando algo nos aborrecer muito?

LOUVOR: Recebi um novo coração do Pai.

1° Precisamos entender nossos limites e algumas vezes preferir o afastamento (temporário) ao invés do enfrentamento destemperado. 
Efésios 4:26 - Irai-vos, e não pequeis; não se ponha o sol sobre a vossa ira.
A bíblia nos ensina que como seres emocionais que somos, nos ficamos irados (aborrecidos). Mas este sentimento não deve ser alimentado. Por isso a expressão: “não se ponha o sol sobre a vossa ira”. Se quando nós ficamos irados, alimentarmos com argumentos tipo: “eu não merecia isto”, “ele (a) não podia ter feito isso comigo”, “eu não vou conseguir perdoar isso”, etc. nos estaremos alimentando a discórdia e consequentemente ficaremos irados. 
Uma pergunta: Como você vai sair na rua e dar a Paz do Senhor para as pessoas que te saudarem com a Paz do Senhor?  Precisamos nos lembrar que existe uma paz que só o Espirito de Deus é capaz de nos dá.  João 14:27 - Deixo-vos a paz, a minha paz vos dou; não vo-la dou como o mundo a dá. Não se turbe o vosso coração, nem se atemorize.

2° devemos fazer de tudo para promover a paz. À começar em nós.

a) Nos despojando do velho homem. Efésios 4:31 - Toda a amargura, e ira, e cólera, e gritaria, e blasfêmia e toda a malícia sejam tiradas dentre vós, 

b) Agindo da mesma que desejamos para nós. Efésios 4:32 - Antes sede uns para com os outros benignos, misericordiosos, perdoando-vos uns aos outros, como também Deus vos perdoou em Cristo.

c) Tomando posse da paz de Deus. (com Deus).

Romanos 5:1 - TENDO sido, pois, justificados pela fé, temos paz com Deus, por nosso Senhor Jesus Cristo;

Filipenses 4:7 - E a paz de Deus, que excede todo o entendimento, guardará os vossos corações e os vossos sentimentos em Cristo Jesus.

Colossenses 3:15 - E a paz de Deus, para a qual também fostes chamados em um corpo, domine em vossos corações; e sede agradecidos. 16 - A palavra de Cristo habite em vós abundantemente, em toda a sabedoria, ensinando-vos e admoestando-vos uns aos outros, com salmos, hinos e cânticos espirituais, cantando ao SENHOR com graça em vosso coração.

CONCLUSÃO: O Espirito santo opera em nossas vidas transformando nosso caráter com o propósito de nos tornar cada dia mais semelhantes a Jesus. Não somente em nossas ações. Mas também em nossos sentimentos e pensamento. II Coríntios 3:18 - Mas todos nós, com rosto descoberto, refletindo como um espelho a glória do Senhor, somos transformados de glória em glória na mesma imagem, como pelo Espírito do Senhor.
E nos momentos em que formos levados a IRA devemos nos lembrar das palavras de Paulo para o Jovem Timóteo: II Timóteo 2:24 - E ao servo do Senhor não convém contender, mas sim, ser manso para com todos, apto para ensinar, sofredor;
Que o Espírito Santo nos ajude a Glorificar a Deus com nossos sentimento. 

AVISO: ajude a barraca do GCEU no LOUVOR RURAL.

Baixar carta