Carta Pastoral

O QUE FALA A BOCA?

26/07/2017 - Autor: Pr. Natanael Lima

QUEBRA GELO: Sem pensar muito fale a primeira palavra que lhe vem à mente.

PASSAGEM BÍBLICA: Lucas 6:43 - 46

DESENVOLVIMENTO DO TEMA: A fala, é uma faculdade primária para todo ser humano. Ela é a expressão do nosso espirito. Com ela expressamos reações, sentimentos, vontades, ideias, necessidades, etc.
A forma como as pessoas tem falado umas com as outras, tem evidenciado uma decadência moral e espiritual do ser humano. São homens, mulheres, velhos, jovens e até mesmo crianças, que tem demostrado como os bons costumes, o respeito ao próximo e a pureza de espirito tem se tornado raros a medida que os homens intensificam não só seus relacionamentos assim como os meios de comunicação. I Corintios 15:33 - Não vos enganeis: as más conversações corrompem os bons costumes.
Assim sendo, aquilo que falamos e como falamos torna-se um fator importantíssimo para com o nosso testemunho cristão. Vamos considerar alguns dos pecados mais comuns cometidos com a boca:

1º BLASFÊMEA - Blasfêmia é uma palavra ou ato injurioso contra qualquer pessoa ou coisa respeitável. ( Ex. um filho xingar o pai ou o pai xingar o filho. Efésios 4:29 - Não saia da vossa boca nenhuma palavra torpe, mas só a que for boa para promover a edificação, para que dê graça aos que a ouvem. 


2º PALAVRAS TORPES – Palavrões – Não é incomum ocorrer com aqueles que viveram no mundo, em um momento de tenção, falarem palavrões. Mas a bíblia, O Espírito Santo e a nossa consciência devem ser os reguladores de nossas palavras. Efésios 5:3 - Mas a prostituição, e toda a impureza ou avareza, nem ainda se nomeie entre vós, como convém a santos;  
 

3º ZOMBARIAS – (Salmo 1:1 – Pv.18:21) – Bullying – Deus ressalta nossas qualidades e como filhos de Deus devemos fazer o mesmo. Alguém já disse: Ria de si mesmo, ria com os outros, mas nunca ria dos outros. Eu costumo dizer: “brincadeira é quando os dois estão rindo”.
 

4º FOFOCA – É o falatório, conto ou notícia, verdadeira ou não, com que se criam inimizades entre as pessoas. É falar de alguém sobre suas falhas sem falar para ela para que possa corrigi-las. A bíblia nos estimula a nos exortarmos mutuamente. Levítico 19:16 - Não andarás como mexeriqueiro entre o teu povo; não te porás contra o sangue do teu próximo. Eu sou o SENHOR.

CONCLUSÃO: como podemos tirar de nosso meio tais praticas pecaminosas?
a) Tudo que falarmos deve ser para edificação. (Ef.4:29)
b) Toda nossa conversa deve expressar a presença de Jesus. (Col.3:17)
c) Não devemos ser participantes de más conversações. (ICo.15:33)
d) Louvando a Deus. Quem vive louvando a Deus não deseja falar mal de ninguém.  (Ef.5:19)

Salmos 19:14 - Sejam agradáveis as palavras da minha boca e a meditação do meu coração perante a tua face, SENHOR, Rocha minha e Redentor meu!


ATENÇÃO: INSCRIÇÕES PARA O “RETIRO DO CORAÇÃO ABRASADO DIAS 18 A 20 DE AGOSTO (VALOR R$ 100,00) E PARA O II FRUTUFICAR DIA 26 DE AGOSTO (VALOR R$ 20,00 COM CAFÉ E ALMOÇO INCLUSO NO VALOR)
 

Baixar Carta