Carta Pastoral

VERDADEIRO OU FALSO

03/08/2017 - Autor: Pr. Natanael Lima

QUEBRA GELO: Descobrindo a verdade e a mentira
Objetivo: Conscientizar os alunos da importância de sermos verdadeiros
Material: Cartolinas guache de duas cores (1 verde e 1 vermelha), pincel marcador
Procedimento:Distribua, para cada participante, um cartão verde escrito \\\"VERDADE\\\" e um cartão vermelho escrito \\\"MENTIRA\\\". Peça para alguns alunos falar algo sobre ele, devendo ser duas verdades e uma mentira. (ex: fiz duas amizades hoje no Facebook, minha mãe me prometeu um notebook, não gosto de abacate). Em seguida, quem achar que é verdade deverá levantar o cartão verde e quem achar que é mentira deverá levantar o cartão vermelho. Peça para que eles procurem ser bastante convincentes. Para o aluno finalizar, ele deve dizer se é verdade ou mentira e dar uma breve explicação.

PASSAGEM BÍBLICA: Atos 5:1-10

MEMORIZAR VERSÍCULO: Mateus 5:37 - Seja, porém, o vosso falar: Sim, sim; não, não; porque o que passa disto é de procedência maligna.

DESENVOLVIMENTO DO TEMA: Antigamente na Grécia os atores usavam máscaras para expressarem os sentimentos em suas encenações (hypocrifes – daí a palavra hipócrita. Ou seja, o que usa mascaras). A mentira é uma máscara que o mentiroso usa para ocultar sua verdadeira condição. Deus diz que não devemos mentir (Ex.20:16), um dos efeitos da conversão é o abandono da mentira (Ef.4:25).

•  PARE E PENSE – Se você não gosta quando enganam você e se sente mal. Como você consegue se sentir bem quando mente? 
Claro que você não fica bem. Todas as vezes que você se encontra com a pessoa a quem você mentiu, sua consciência lhe avisa: “cuidado, você mentiu para ele (a) ”.

Vejamos alguns tipos de mentiras: Culpar à outros (Gn.3:12), Pode ser uma resposta evasiva buscando fugir da culpa (Gn.4:9). Pode ser um silencio como o de Judas quando o senhor disse que havia um traidor a mesa (Jo.13:21-30), uma mentira aberta como a de Ananias e Safira (Atos 5:1-10).

Obs. Os mentirosos vão para o inferno: Apocalipse 21:8 - Mas, quanto aos tímidos, e aos incrédulos, e aos abomináveis, e aos homicidas, e aos fornicadores, e aos feiticeiros, e aos idólatras e a todos os mentirosos, a sua parte será no lago que arde com fogo e enxofre; o que é a segunda morte.

A mentira anestesia a consciência do mentiroso tornando-o insensível a verdade. "A MENTIRA VICIA"

Como nos livrar da mentira?

1°) Arrepender-se e tomar a decisão interior de não mentir mais.

Devemos mudar de atitude em relação a mentira e a falsidade por meio da renovação da nossa mente. Não nos conformando com a maneira de viver do mundo. (Rm.12:1-2)

2º) confessar a mentira. (Pv.28:13-14, 1Jo.1:9 e 1Jo.2:1).

Toda mentira é pecado e deve ser completamente confessada, falando-se a verdade para Deus e para a pessoa enganada por nós (peça a Deus discernimento de quando fazer isto). Se você percebe que a mentira se tornou um “vicio” (mentir por nada só para tornar a sua história mais interessante pode ser um indício de que você possui o vício de mentir). Então o que você deve fazer é confessar está fraqueza a alguém de Deus que possa te ajudar a não mentir mais. (Tiago 5:16)

3º) Exortando aqueles que mentem. 

Gálatas 6:1 - IRMÃOS, se algum homem chegar a ser surpreendido nalguma ofensa, vós, que sois espirituais, encaminhai o tal com espírito de mansidão; olhando por ti mesmo, para que não sejas também tentado.
Efésios 4:25 - Por isso deixai a mentira, e falai a verdade cada um com o seu próximo; porque somos membros uns dos outros.
Tiago 5:19 - Irmãos, se algum dentre vós se tem desviado da verdade, e alguém o converter, 20 - Saiba que aquele que fizer converter do erro do seu caminho um pecador, salvará da morte uma alma, e cobrirá uma multidão de pecados.

CONCLUSÃO: A falsidade e a mentira são muito prejudiciais ao relacionamento entre irmãos e discípulos de Cristo. Pois Cristo nunca mentiu ou aprovou a mentira (1Pedro 2:21-22). A mentira destrói o ambiente de fé, de amor, de compreensão e estimula o ciúme. PRECISAMOS FALAR A VERDADE (Ef.4:25).

Baixar Carta