Carta Pastoral

PEQUENOS COMEÇOS GRANDES MILAGRES

10/08/2017 - Autor: Pr. Natanael Lima

QUEBRA GELO: 1) você se acha pessimista ou otimista?
2) Otimistas e Negativistas
O que você vai precisar: 1 folha de papel em branco, 1 copo de água, exatamente pela metade.
Dê a folha de papel em branco com um pontinho preto no meio para cada um dos membros da célula, e peça para que olhem para a folha por uns dois minutos. Logo após pergunte o que viram (certamente dirão que viram o pontinho preto).
Recolha os papeis e dê o copo com água pela metade para cada um, peça para que olhe para aquele copo por uns dois minutos também. Depois pergunte se o copo está meio cheio, ou meio vazio (certamente dirão que está meio vazio).
Depois de recolher os copos, fale sobre a necessidade de tirarmos os olhos dos problemas (pontinho preto) e olharmos as soluções ao nosso redor (todo o restante da folha em branco), e deixarmos de ser negativistas (copo meio vazio) e passarmos a ser mais otimistas (copo meio cheio).
Devemos levá-los a crer em Deus mesmo nas circunstâncias difíceis, e nunca tirarmos os olhos de Deus.

PASSAGEM BÍBLICA: João 6:5-13

DESENVOLVIMENTO DO TEMA: No texto que lemos Jesus deseja ensinar uma lição aos seus discípulos. Que lição você acredita que Jesus deseja ensinar? (Deixe o pessoal falar um pouco).
Apesar de todo PESSIMISMOS dos discípulos Jesus os ensinou a ter na presença de Jesus. Jesus não desejava que eles fossem OTIMISTAS dizendo: “temos um garoto com cinco pães e dois peixes e pelo menos cinco pessoas destas cinco mil vão ter uma refeição”. Não! Jesus estava falando sobre . A fé em Jesus nos dá uma visão otimista mais também realista dos fatos enquanto a falta de Fé em Jesus gera em nós incredulidade e pessimismo.

Muitas pessoas dizer ter fé mais são pessimistas em suas avaliações e expectativas da vida. O que é pessimismo? É uma disposição de ver as coisas sempre a partir de uma visão desfavorável. O pessimismo manifesta-se de muitas maneiras: queixa de tudo, mesmo em um bom ambiente prende-se no que “ao seu ver” não está “correto”. Sempre acha estar faltando algo, não elogia e quando elogia termina com frases tipo: “vamos ver se....”. Nunca se vê sendo favorecido (a), etc. Mas, na verdade o pessimismo é: UMA PROPENSÃO A CRER MAIS NAS MENTIRAS DE SATANAS DO QUE NAS PROMESSAS DE DEUS. 

A palavra de Deus nos diz: “não despreze os pequenos começos” (Zacarias 4:10).
O pessimismo é um estado de ânimo contagioso, precisamos ter cuidado para não sermos contaminados com ele na fila do banco, na sala de aula, na reunião da empresa e nos encontros na igreja. 
Como podemos vencer o pessimismo?

1º NÃO DESPREZE O QUE VOCE TEM. João 6:7 - Filipe respondeu-lhe: Duzentos dinheiros de pão não lhes bastarão, para que cada um deles tome um pouco. 8 - E um dos seus discípulos, André, irmão de Simão Pedro, disse-lhe: 9 - Está aqui um rapaz que tem cinco pães de cevada e dois peixinhos; mas que é isto para tantos?

Tanto Felipe quanto André não estavam fixos somente na condição e não na possibilidade. Muitos agem assim quando vão se inscrever para um concurso dizendo: “são poucas vagas e muitos inscritos” e desistem de fazer o concurso. Ao invés de dizerem vou ter de estudar mais pois são poucas vagas e muitos inscritos se inscrevem. Isso pode ocorrer nos diferentes ambientes da vida. Valorize-se e você terá valor. 

Você se sente um lutador ou um desistente?

2º APRENDA A DAR GRAÇAS A DEUS.
João 6:11 - E Jesus tomou os pães e, havendo dado graças, repartiu-os pelos discípulos, e os discípulos pelos que estavam assentados; e igualmente também dos peixes, quanto eles queriam.

I Tessalonicenses 5:18 - Em tudo dai graças, porque esta é a vontade de Deus em Cristo Jesus para convosco.
Se você for dar graças a Deus hoje, pelo que você daria?

3º COLOQUE DIANTE DE JESUS O QUE VOCE TEM E O QUE VOCE PRECISA. Filipenses 4:6 - Não estejais inquietos por coisa alguma; antes as vossas petições sejam em tudo conhecidas diante de Deus pela oração e súplica, com ação de graças.7 - E a paz de Deus, que excede todo o entendimento, guardará os vossos corações e os vossos sentimentos em Cristo Jesus.

I Pedro 5:7 - Lançando sobre ele toda a vossa ansiedade, porque ele tem cuidado de vós.
Conclusão: Rejeite todo pessimismo de sua vida, casa, família e cidade. Não despreze os pequenos começos em você.

CONCLUSÃO: Rejeite todo pessimismo de sua vida, casa, família e cidade. Não despreze os pequenos começos em você.

Baixar Carta