Carta Pastoral

SÓ OS LIVRES DIZEM NÃO

17/08/2017 - Autor: Pr. Natanael Lima

QUEBRA GELO: Existe algo que você não consegue resistir?

PASSAGEM BÍBLICA: Provérbios 23:19-21

DESENVOLVIMENTO DO TEMA: Deus em sua palavra nos afirma que nós podemos desfrutar da vida sem que com isso seja necessário desagradar a Ele. Na verdade, tudo que desagrada a Deus no que diz respeito a vida do homem, O desagrada, por não ser bom para o homem. Logo, não é uma questão de Deus não querer ou não deixar. Mas, sim, por que Ele sabe que não é bom para nós e nem para as pessoas a nossa volta. Entre as coisas que não são boas para nós, vamos destacar hoje, os vícios.
Mas o que é o vício? Vicio é uma disposição, habito ou tendência ao que é mau, ou faz mal. O vicio cria uma dependência mental, física e espiritual. O vício é o oposto do domínio próprio. O vicio leva pessoa a mentir, ofender, maltratar, e se isolar. Os vícios estão ligados intimamente as obras da carne (Gl.5:19-21 – LEIA)

COMO O VÍCIO SE INSTALA NA VIDA DE UMA PESSOA?
- Solidão - (Ler - Provérbios 18:1) Glutonaria, pornografia, masturbação, Jogos, Games de computador. Na verdade, é um egoísmo misturado com hedonismos (hedonismo é a busca de prazer não importando as fontes ou formas). 
- O Ócio – (Ler 1Tm.5:13) – Vício de fofocar, vício andar sem produzir nada. Jogos de loteria, cartas, cavalos, bicho, etc.
- Más companhias e curiosidade - (Ler - Provérbios.13:20) – Drogas, Alcoolismo, homossexualismo. 
- Rebeldia – (Ler Sl.107:11-12) – Vicio de violência, Drogas, promiscuidades.

Obs. Existem vícios disfarçados de boas ações. Vício de trabalho – na verdade oculta a avareza, ganancia ou arrogância. 
Vicio por um time de futebol – disfarça em alguns casos frustrações. 
Vício por perfeição – disfarça intolerância e religiosidade.
O que uma pessoa viciada precisa? De Libertação. (Repita com o grupo a pergunta e a resposta)

Como acontece a libertação?    

1° PELO CONHECIMENTO DA VERDADE. João 8:32 - E conhecereis a verdade, e a verdade vos libertará.
É necessário que a pessoa seja levada reconhecer que precisa de libertação e então conhecer o poder libertador do amor de Deus. A verdade de que Deus não nos criou para desonra mas para honra. A verdade que Deus está pronto a perdoar nossos pecados e a verdade de que existe uma nova chance para nós.

2º PELA DECISÃO INTERIOR DE NÃO VIVER MAIS APRISIONADO PELO VÍCIO. (Rm.6:11-13)
Prática de Oração que produz domínio próprio, autodisciplina, substituição de maus hábitos por bons hábitos, cortar amizades que não cooperam com a libertação.

3º PERMITIR ORIENTAÇÃO E ENSINO ESPIRITUAL PARA FORTALECIMENTO DA FÉ.
Jeremias 3:15 - E dar-vos-ei pastores segundo o meu coração, os quais vos apascentarão com ciência e com inteligência.
Efésios 5:21 - Sujeitando-vos uns aos outros no temor de Deus.
Hebreus 3:13 - Antes, exortai-vos uns aos outros todos os dias, durante o tempo que se chama Hoje, para que nenhum de vós se endureça pelo engano do pecado;

CONCLUSÃO: Muitas pessoas estão vivendo pensando que estão livres. Mas na verdade são escravas de satanás que dá um pouco de prazer para destruir toda a vida. Mas 1Jo.3:8 diz: “Para isso se manifestou o Filho de Deus. Para desfazer as obras do diabo”.                       Só os livres dizem NÃO AO PECADO.

Baixar Carta