Carta Pastoral

MAL ME QUER BEM TE QUERO

24/08/2017 - Autor: Pr. Natanael Lima

PASSAGEM BÍBLICA: Mateus 18:21-35

LOUVOR: Somos um Jardim diante do senhor

DESENVOLVIMENTO DO TEMA: Considerando o texto que lemos, como você classificaria a atitude do senhor para com o servo e a atitude do servo para com o seu conservo? Como ele retribuiu o bem que recebeu? Com bem ou com o mau?
Você já se pegou agindo como o servo? (Provavelmente a maioria vai dizer que não. Mas leve-os a refletir se eles nunca condenaram alguém por estar fazendo algo que eles já fizeram também).

A bíblia é a nossa bússola e Jesus o nosso exemplo de homem perfeito. Nela está escrito:  I Pedro 2:21 - Porque para isto sois chamados; pois também Cristo padeceu por nós, deixando-nos o exemplo, para que sigais as suas pisadas. 22 - O qual não cometeu pecado, nem na sua boca se achou engano. 23 - O qual, quando o injuriavam, não injuriava, e quando padecia não ameaçava, mas entregava-se àquele que julga justamente;

Devolver mal por mal é uma reação carnal em resposta a algo ou alguém que nos tenha feito mal. Essa atitude ocorre quando nos sentimos no DIREITO de retribuirmos o dano ou mal feito por alguém a nós. (Obs. Isso pode ocorrer até no trato dos pets). Não é o desejo de corrigir mais sim de fazer sofrer. Por isso o retribuir mal por mal vem acompanhado de um sentimento de justiça própria. Esse espirito de devolver mal por mal é um dos mais dominantes no coração do homem. Pode ser encontrado em crianças, em jovens, em adultos e até nos velhos.
Quais são as manifestações do espirito da maldade ou impiedade?

Rancores, ressentimentos, ofensas, gritos, silencio, retirar a palavra de saudação, tratar com desprezo, ameaças (você vai me pagar), chicotadas bíblicas (agredir com versículos bíblicos), vingança, etc.

O que nos ordena Cristo?  

1º - Perdoe de coração o ofensor. Mateus 6:14 - Porque, se perdoardes aos homens as suas ofensas, também vosso Pai celestial vos perdoará a vós;15 - Se, porém, não perdoardes aos homens as suas ofensas, também vosso Pai vos não perdoará as vossas ofensas.

Lucas 23:34 - E dizia Jesus: Pai, perdoa-lhes, porque não sabem o que fazem. (Por estarem cegos espiritualmente) 

I João 2:9 - Aquele que diz que está na luz, e odeia a seu irmão, até agora está em trevas.

2º - Nunca devolva mal por mal. Mateus 5:38 - Ouvistes que foi dito: Olho por olho, e dente por dente. 39 - Eu, porém, vos digo que não resistais ao mal; mas, se qualquer te bater na face direita, oferece-lhe também a outra; 

Romanos 12:21 - Não te deixes vencer do mal, mas vence o mal com o bem.

3º Ore a Deus e apresente a ofensa que recebeu. E não revide.

Tiago 1:20 - Porque a ira do homem não opera a justiça de Deus.

CONCLUSÃO: 1 Pedro 2:19-21 -Porque é louvável que, por motivo de sua consciência para com Deus, alguém suporte aflições sofrendo injustamente. Pois que vantagem há em suportar açoites recebidos por terem cometido o mal? Mas se vocês suportam o sofrimento por terem feito o bem, isso é louvável diante de Deus. Para isso vocês foram chamados, pois também Cristo sofreu no lugar de vocês, deixando-lhes exemplo, para que sigam os seus passos.

Oremos para que Deus nos ajude a perdoar e não devolvermos mal por mal.

Baixar Carta