Carta Pastoral

INDEPENDÊNCIA É MORTE

06/09/2017 - Autor: Pr. Natanael Lima

QUEBRA GELO: Motivo: Mostrar que devemos ser dependentes de Deus
Procedimento: Dê uma folha de sulfite para cada um e coloque uma tesoura no meio da roda. Peça que todos rasguem a folha ao meio, continuamente assim até que for impossível rasgar os pedaços unidos. ” muitas vezes olhamos as circunstancias que parecem fácil para nossas habilidades, porem nessas mesmas circunstâncias não pedimos a ajuda de Deus, pois podemos fazer sozinhos.” Assim foi com a tesoura quando estava fácil a tarefa ninguém lembrou da tesoura, que se encontrava ao meio da roda, porem quando começou a ficar difícil todos pensaram na mesma. Com Deus muitas vezes não é diferente, só lembramos DEle quando a situação fica impossível, e esquecemos que o nosso Deus é Deus do impossível e do possível também.
Moral: Busque á Deus sempre seja qual for a situação. Seja dependente de Deus.

PASSAGEM BÍBLICA: João 15:1-6

LOUVOR: Cria em mim ó Deus um coração Puro

DESENVOLVIMENTO DO TEMA: É muito comum no meio dos Jovens, encontrarmos o desejo de fazerem 18 anos. Pois, “dizem eles” que vão poder fazer o que quiserem. Por terem chego a “maior Idade”. Alguns parecem não compreender que a “maior idade” também trará maiores responsabilidade (sociais, morais e até mesmo legais no sentido do direitos e deveres). Julgam que serão donos dos seus próprios narizes. Ledo engano. Infelizmente muitas pessoas estão vivendo desta maneira para com Deus.

O dicionário da língua portuguesa define INDEPENDÊNCIA da seguinte forma: 
a) Estado ou condição de quem goza de autonomia. (Funciona ou vive por si mesmo).
b) Ausência de relação de subordinação. (Não precisa dar satisfação a ninguém).
O mesmo dicionário vai definir DEPENDENCIA como:
a) Estado de subordinação e sujeição.
b) Relação necessária. 

•  Segundo o texto que lemos, você acredita que Deus deseja que você seja independente ou dependente Dele?  (Ler os versos 5,6)

Como é a vida dos que são dependentes de Jesus?

1º Todos que vivem em Cristo vivem momentos de correção.
Ouvi uma canção que dizia “Tá doendo mais você está aprendendo. Tá sofrendo mais você está Crescendo”. Deus qualifica de duas maneiras aqueles que vivem nele e os que estão Nele. (v.2)

Os que vivem Dele. “Toda vara que está em mim e não dá fruto”. – São aqueles galhos que vivem da vida da videira. Mas não estão comprometidos com o propósito da videira (dar frutos). E por isso não dão frutos. Muitos estão na igreja, mas não estão comprometidos com a vida da Igreja. A Igreja é um lugar onde eles vão (como shoppings, cinemas, praias, etc. E não o lugar onde eles vivem) só são igreja na igreja. 

Os que vivem Nele. “Toda vara que está em mim e dá Fruto”. Os que vivem em Cristo possuem e vivem para cumprir o desejo e proposito que a videira. (dar frutos)  

2º Todos que são dependentes de Jesus não vivem sem Ele.

João 15:5 - Eu sou a videira, vós as varas; quem está em mim, e eu nele, esse dá muito fruto; porque sem mim nada podeis fazer. 

Existe algo na sua vida que Jesus não pode participar? Ou que você acredita que Jesus não aprova? 

Os frutos (pessoas) que manifestamos (“ganhamos pra Jesus”) não são os nossos frutos mais sim foram gerados em nós e concebidos por Deus. 

3º Todos que vivem a dependência de Jesus estão salvos. Os independentes estão destinados ao fogo.

João 15:5 - Eu sou a videira, vós as varas; quem está em mim, e eu nele, esse dá muito fruto; porque sem mim nada podeis fazer. 6 - Se alguém não estiver em mim, será lançado fora, como a vara, e secará; e os colhem e lançam no fogo, e ardem.

CONCLUSÃO: Toda independência de Deus nos leva ao pecado e a perdição. Mas, toda dependência, nos leva a obediência e consequentemente a Salvação.

Baixar Carta