post-image

Quem quer ser discípulo de Jesus

QUEBRA GELO: Objetivo: Reflexão sobre nossa atitude como discípulos. Texto base: Hebreus 13:17. Material: Caneta e papel. Desenvolvimento: Dê a cada participante caneta e papel; Peça para que listem 5 características fundamentais de um bom discípulo; após todos concluírem, peça para que se deem nota em cada uma das características que listaram; deixe que compartilhem, se quiserem, suas notas. Texto base: Marcos 8:34-38

PASSAGEM BÍBLICA: Marcos 8:34-38

DESENVOLVIMENTO DO TEMA: Você deseja ser um discípulo de Jesus? Por que? Creio que antes de responder a essas duas perguntas é preciso saber o que significa ser um discípulo de Jesus.

A palavra discípulo significa: aluno ou aprendiz. A bíblia nos diz que os primeiros discípulos de Jesus foram tão aplicados no aprendizado com o Mestre que eles chegaram a ser chamados de Cristãos (que significa pequenos cristos). Você é um cristão? Jesus é amor, alegria, paz, longanimidade, benignidade, bondade, fidelidade, mansidão e domínio próprio. 

Pense, em que você se parece com Jesus?
Outro ponto importante do texto é que o preço do discipulado foi o mesmo para todos. O texto diz: “E chamando a si a multidão, com os seus discípulos”.... O significado deste pequeno trecho do texto, é que o chamado e o preço para seguir a Jesus é o mesmo para todos. Não existem privilegiados.

Quais são as atitudes daqueles que seguem a Jesus?

1º negar a si mesmo. - Negar a si mesmo significa é viver a vida que Deus planejou para nós. E não a vida que achamos que merecemos. É ter Jesus como Senhor (dono). Jesus só é salvador de quem ele é Senhor. II Pedro 1:10 - Portanto, irmãos, procurai fazer cada vez mais firme a vossa vocação e eleição; porque, fazendo isto, nunca jamais tropeçareis.11 - Porque assim vos será amplamente concedida a entrada no reino eterno de nosso Senhor e Salvador Jesus Cristo.
Atos 20:24 - Mas em nada tenho a minha vida por preciosa, contanto que cumpra com alegria a minha carreira, e o ministério que recebi do Senhor Jesus, para dar testemunho do evangelho da graça de Deus.

2º Tomar a Cruz – Tomar a Cruz significa que quando a vontade de Deus está em conflito com a minha vontade. Eu escolho voluntariamente a vontade de Deus e crucifico a minha vontade. Significa que estou disposto a perder (morrer) por causa de Cristo. A Cruz é era um símbolo de vergonha. Toda vez que eu tomo a cruz eu me exponho (confesso pecados, perdoo, declaro minha fraquezas e desejos, restituo aqueles que defraudei) Mateus 26:39 - E, indo um pouco mais para diante, prostrou-se sobre o seu rosto, orando e dizendo: Meu Pai, se é possível, passe de mim este cálice; todavia, não seja como eu quero, mas como tu queres.  

3º Seguir os passos de Jesus – Jesus viveu uma vida plenamente humana. Filipenses 2:6 - Que, sendo em forma de Deus, não teve por usurpação ser igual a Deus. Logo, ele passou por todas as coisas que nós passamos. Ele teve fome e sede. Ele teve uma família que não acreditou nele, Ele foi traído por seus amigos e morto. Mas a bíblia diz que em sua boca não se achou dolo. I Pedro 2:22 - O qual não cometeu pecado, nem na sua boca se achou dolo. Por isso a bíblia nos diz que Jesus sabe exatamente como nós nos sentimos. Hebreus 4:15 - Porque não temos um sumo sacerdote que não possa compadecer-se das nossas fraquezas; porém, um que, como nós, em tudo foi tentado, mas sem pecado. Os discípulos de Jesus não agem por impulsos. Eles agem como Jesus agiria em seu lugar.

CONCLUSÃO: Hoje Deus está fazendo a mesma convocação a cada um de nós. O chamado continua sendo para todos. O chamado é para todos. Mas só respondem ao chamado os que QUEREM (quem quiser) e os que querem responder ao chamado de Deus decidem negar a si mesmo, tomar a sua cruz e seguir Jesus. (Coloque uma música e faça um apelo)

Avisos: Inscrições para o Retiro do coração abrasado 06 a 08 de outubro. Valor R$ 100,00. Culto do GCEU dia 19/10 na sede.

Baixar carta