Carta Pastoral

UMA OPORTUNIDADE DE RESTAURAÇÃO

03/10/2017 - Autor: Pr. Natanael Lima

QUEBRA GELO: Material: 01 porção de milho de pipoca, 01 porção de pipoca, Alguns piruás (grãos que não estouraram), 01 porção de óleo, 01 cópia do texto “Milho de pipoca” (ver no procedimento)
Opcional: Distribuir a pipoca aos Participante.
Procedimento:
– Trabalhem sobre o tema da transformação que ocorre na vida da pessoa que passa pelo Novo Nascimento.
– Apresentem para os alunos uma porção de milho de pipoca “Natural” e outra de pipoca pronta.
– Perguntem: Vocês fazem ideia o que acontece com o milho para que ele se transforme em pipoca?
Aguardem as respostas. Certamente os alunos vão falar que após colocar o milho numa panela com óleo e com ação do fogo os grãos estouram.
– Falem: Este processo de transformação do grão duro em pipoca macia pode ser comparado ao estado de mudança que ocorre na vida de quem aceita a transformação do homem novo, libertando da casca dura do pecado, que o aprisionava para uma vida de alegria na presença de Deus.

PASSAGEM BÍBLICA: Marcos 10:46 – 52

LOUVOR: Posso crer que em minha vida o milagre...

DESENVOLVIMENTO DO TEMA: O texto que lemos nos conta de um milagre que Jesus realizou na vida de um homem chamado Bartimeu. Este homem havia sido vitima do ódio e do preconceito do império Romano. Seu pai era chamado de Timeu, a Palavra Bartimeu no grego significa (filho de Timeu). Bartimeu teve os olhos vazados pelos soldados Romano em razão de seu pai ter se revoltado contra o governo Romano. Hoje, existem pessoas que sofrem em razão das más escolhas de seus pais. Crianças estão sendo abusadas, jovens estão entrando no mundo das drogas e do crime, pessoas adultas tiveram a vida limitada por causa de seus pais. (seja por meio da superproteção ou por meio da ausência os pais sempre vão influenciar a vida dos filhos).
Se você é filho, qual a influencia que seus pais exerceram sobre você? E se você é pai ou mãe qual a influencia que esta exercendo sobre seus filhos?

Mas o tema do nosso GCEU hoje é: UMA OPORTUNIDADE DE RESTAURAÇÃO.
Bartimeu mesmo vivendo em uma condição desfavorável e limitada. Era mendigo e cego. Foi capaz de perceber e aproveitar a oportunidade de restauração de sua vida. O que ele fez?

1° Ele não desperdiçou e nem deixou passar a oportunidade de ter um encontro com Jesus.
Algumas pessoas ficam adiando sua decisão por Cristo. Pensam que vão ter outra oportunidade. Jesus estava passando por Jericó rumo a Jerusalém onde seria preso e crucificado. Imagine se Bartimeu tivesse deixado passar aquela oportunidade? Ele não veria mais Jesus. 
Hoje você esta tendo a mesma oportunidade de Bartimeu. 
Mateus 25:13 - Vigiai, pois, porque não sabeis o dia nem a hora em que o Filho do homem há de vir
.

2° Ele declarou publicamente o seu desejo de encontrar Jesus.
Marcos 10:47 - E, ouvindo que era Jesus de Nazaré, começou a clamar, e a dizer: Jesus, filho de Davi, tem misericórdia de mim.
Não fique calado com vergonha de clamar à Jesus. Grite como Bartimeu: “Jesus filho de Davi tem misericórdia de mim!”.

3° Ele não perdeu a oportunidade por causa das pessoas.
Marcos 10:48 - E muitos o repreendiam, para que se calasse; mas ele clamava cada vez mais: Filho de Davi! Tem misericórdia de mim.
No momento da oportunidade muitas vezes vão surgir aqueles que querem nos impedir de vivermos uma mudança radical em nossa vida. Não de ouvidos a essas vazes. Não ouça as vozes do desanimo ouça a voz de Deus. Apocalipse 2:29 - Quem tem ouvidos, ouça o que o Espírito diz às igrejas.

4° Ele lançou de sobre si aquilo que o identificava como cego.
A capa era o símbolo de sua cegueira. No tempo de Bartimeu a capa era como a bengala hoje para os deficientes visuais. Não sei qual possa ser a representação de sua limitação hoje. Mas se você entende que Jesus esta aqui, clame por Ele e lance de sobre si a sua capa. “Nós não vemos para crer. Nós cremos para ver! Hebreus 11:1 - ORA, a fé é o firme fundamento das coisas que se esperam, e a prova das coisas que se não veem.

CONCLUSÃO

Bartimeu sabia exatamente o que ele queria. Ele queria voltar a ver. E você? Você sabe o que deseja? Se Deus te perguntasse hoje o que queres que eu te faça? Qual seria a sua resposta? 
Bartimeu disse: Mestre que eu torne a ver. E a primeira pessoa que ele viu ao ter sua visão restaurada foi JESUS. Hoje a mesma oportunidade esta sendo aberta para sua vida. Não a deixe passar.

AVISO: Ainda é possível fazer a inscrição para o Retiro do coração Abrasado. Convide um amigo ou parente e invista em sua vida. Estimule seu GCEU a investir para alguém ir. 

Baixar Carta