Carta Pastoral

SÉRIE REFORMA - SOMENTE A FÉ

09/11/2017 - Autor: Pr. Natanael Lima

QUEBRA GELO: Peça para um componente do grupo ficar de pé e vende os seus olhos. Depois coloque um outro componente atrás dele e diga para ele se jogar para trás que alguém vai segura-lo. (obs. O componente que vai segurar o companheiro precisa ter porte físico para tal.)

PASSAGEM BÍBLICA: Romanos 1:16-17

MEMORIZAR VERSÍCULO: Romanos 1:16-17

LOUVOR: Rompendo em fé

DESENVOLVIMENTO DO TEMA: No último dia 31 de outubro nós comemoramos 500 anos da reforma protestante. Reforma Protestante foi um movimento reformista cristão culminado no início do século XVI por Martinho Lutero, quando através da publicação de suas 95 teses, em 31 de outubro de 1517 na porta da Igreja do Castelo de Wittenberg (Uitenberg – como se pronuncia), protestou contra diversos pontos da doutrina da Igreja Católica Romana, propondo uma reforma no catolicismo romano.

Os princípios fundamentais da Reforma Protestante são conhecidos como os Cinco Solas.  A começar por hoje, estaremos falando e estudando sobre estes cinco pontos da reforma protestante. E o Primeiro ponto é: SOMENTE A FÉ SALVA O HOMEM CAIDO. 

Com esta afirmação queremos dizer que o homem só é justificado "salvo" por meio da fé em Jesus Cristo e na sua obra redentora. Romanos 1:16-17
16 - Porque não me envergonho do evangelho de Cristo, pois é o poder de Deus para salvação de todo aquele que crê; primeiro do judeu, e também do grego. 17 - Porque nele se descobre a justiça de Deus de fé em fé, como está escrito: Mas o justo viverá da fé.

Logo, ninguém é salvo por praticar boas obras. Marcos 10:18 - E Jesus lhe disse: Por que me chamas bom? Ninguém há bom senão um, que é Deus.

É verdade que ninguém é salvo POR praticar boas obras. Mas TODO SALVO, PRATICA boas obras. Efésios 2:10 - Porque somos feitura sua, criados em Cristo Jesus para as boas obras, as quais Deus preparou para que andássemos nelas. (Você se Lembra de alguma boa obra que você praticou pela direção de Deus?).

Mas, quando afirmamos que SOMENTE A FÉ em Cristo pode salvar o homem pecador. Como isso se aplica na nossa vida? 

1° A FÉ É A ÚNICA MANIFESTAÇÃO HUMANA QUE AGRADA À DEUS.
Hebreus 11:6 - Ora, sem fé é impossível agradar-lhe; porque é necessário que aquele que se aproxima de Deus creia que ele existe, e que é galardoador dos que o buscam.

• Não conseguimos agradar a Deus de outra maneira. Tudo que nós fazemos precisa estar subordinado a fé na palavra de Deus. (Leia Gn.2:15-17 e Gn. 3:4 – em quem Eva creu?)

2° A FÉ É UMA CERTEZA E NÃO UMA CRENÇA.
Hebreus 11:1 - ORA, a fé é o firme fundamento das coisas que se esperam, e a prova das coisas que se não veem.
A diferença entre uma crença e a fé verdadeira é: a FÉ VERDADEIRA É a certeza do que se espera receber de Deus (salvação). Está baseada na palavra do próprio Deus e não em um sentimento ou sensação de que vou ser salvo. Quem tem fé tem certeza de sua salvação.

3° A FÉ É MANIFESTA PELAS OBRAS. Tiago 2:26 - Porque, assim como o corpo sem o espírito está morto, assim também a fé sem obras é morta.
Mateus 7:18 - Não pode a árvore boa dar maus frutos; nem a árvore má dar frutos bons.
II Timóteo 3:5 - Tendo aparência de piedade, mas negando a eficácia (na prática) dela. Destes afasta-te.

CONCLUSÃO: Existe uma promessa para todos que tem FÉ verdadeira em Cristo Jesus: João 11:40 - Disse-lhe Jesus: Não te hei dito que, se creres, verás a glória de Deus?

Se você deseja ver a Glória de Deus em sua vida e família então Creia Corretamente em Jesus.
 

Baixar Carta