post-image

Série da reforma - A graça

QUEBRA GELO: Objetivo: Compreender que somos salvos não por obras meritórias, mas pela graça de Jesus.
Material didático: Alguns bombons
Atividade didática: Seguintes perguntas: \"Qual o tema central desta lição?”, \"O que significa a palavra graça?\", \"Quantas vezes a palavra graça existe na Bíblia?\", \"Qual a maior manifestação da graça de Deus ao homem?\" e “A graça de Deus se revela à humanidade de duas maneiras fundamentais. Quais são elas?” Escolha cinco alunos para que respondam. Mesmo que os alunos errem as respostas, diga: \"Muito bem! Recebam um prêmio\". Dê um bombom para os alunos que participaram. Na sequência, enfatize que, na verdade, eles não mereciam o bombom, pois não acertaram as respostas, porém você decidiu presenteá-los. Explique que assim é a graça de Deus. Graça significa \"favor imerecido\". Diga que ninguém é salvo e recebe as bênçãos de Deus porque é bom. A salvação e as bênçãos são presentes gratuitos de Deus. Não recebemos a salvação porque tivemos um bom desempenho. Nós não merecemos, mas por causa da misericórdia, do amor, da compaixão e da bondade e da graça de Deus. Em seguida, leia e discuta com os alunos os seguintes textos: Efésios 2.8,9; Tito 3.5; Romanos 3.20. Conclua mostrando que Deus é em sua essência misericordioso. Ainda que não tenhamos como fazer nada para receber Seu perdão, amor ou bondade, Ele nos ama. Isso é misericórdia, graça, ou seja, favor imerecido.

PASSAGEM BÍBLICA: : Efésios 2:8-10 8 - Porque pela graça sois salvos, por meio da fé; e isto não vem de vós, é dom de Deus. 9 - Não vem das obras, para que ninguém se glorie; 10 - Porque somos feitura sua, criados em Cristo Jesus para as boas obras, as quais Deus preparou para que andássemos nelas.

DESENVOLVIMENTO DO TEMA: Estamos ministrando uma série de cartas, que tem como tema a Reforma Protestante. Hoje estaremos falando sobre a GRAÇA DE DEUS

LOUVOR: Mesmo sendo assim pobre pecador Deus me ama.

Você já viu como Deus é bom? Você consegue enumerar, quantas coisas boas Deus já fez por você, e por aqueles que você ama? Você pode contar uma dessas bênçãos para nós?

Isso é a Graça de Deus! Mas o que é a Graça de Deus?

A palavra graça significa: Favor imerecido. 

Nenhum homem fez nada, para que Deus decidisse enviar seu filho ao mundo, para morrer por nossos pecados (por nossos erros). Não havia mérito em nós para tamanho sacrifício. Tudo foi um ato da Graça de Deus.

João 3:16 - Porque Deus amou o mundo de tal maneira que deu o seu Filho unigênito, para que todo aquele que nele crê não pereça, mas tenha a vida eterna 17 - Porque Deus enviou o seu Filho ao mundo, não para que condenasse o mundo, mas para que o mundo fosse salvo por ele.

Quão grande é o amor de Deus por nós! (Aplauda o amor de Deus por nós. Diga Aleluias! Obrigado Senhor!)
Mas o que é a Graça de Deus e quais as suas consequências?

1º A GRAÇA É O MEIO PELO QUAL DEUS MANIFESTA SUA JUSTIÇA E A SUA MISERICORDIA. -  Havia um decreto de morte para todos que desobedecem a Deus. Gênesis 2:16 - E ordenou o SENHOR Deus ao homem, dizendo: De toda a árvore do jardim comerás livremente, 17 - Mas da árvore do conhecimento do bem e do mal, dela não comerás; porque no dia em que dela comeres, certamente morrerás. Quando o Adão pecou no Éden, o pecado passou para todos os homens. Romanos 5:12 - Portanto, como por um homem entrou o pecado no mundo, e pelo pecado a morte, assim também a morte passou a todos os homens por isso que todos pecaram

Agora, Deus precisava ser Justo (cumprindo sua promessa de Juízo) e Misericordiosos (livrando o homem da triste consequência de seu ato). Solução de Deus: “O filho de Deus perfeito morreria no lugar do homem pecador” – O nome disso é graça. (Não há méritos em nós para sermos salvos, mas Deus DECIDIU nos salvar). “Porque pela graça sois salvos”

2º A GRAÇA NÃO FOI DE GRAÇA. - I Timóteo 2:5 - Porque há um só Deus, e um só Mediador entre Deus e os homens, Jesus Cristo homem. 6 - O qual se deu a si mesmo em preço de redenção por todos, para servir de testemunho a seu tempo. Como é Grande o amor de Deus por nós! O texto diz que o senhor Jesus “SE DEU POR NÓS”. Ele decidiu, escolheu, preferiu, experimentar a morte para nos tirar da escravidão da morte e nos dar esperança de vida eterna. 

3º A GRAÇA DE DEUS NÃO PODE SER VÃ EM NOSSA VIDA. - I Coríntios 15:10 - Mas pela graça de Deus sou o que sou; e a sua graça para comigo não foi vã, antes trabalhei muito mais do que todos eles; todavia não eu, mas a graça de Deus, que está comigo. Um dos grandes sinais que de que recebemos a graça de Deus em nossa vida é a Gratidão. Quando percebemos quem nós éramos, e o que Deus fez por nós, é impossível não buscar viver uma vida que agrade a Deus. 

CONCLUSÃO: A graça que nos salva hoje, também é a graça que serve de testemunha se nós a rejeitarmos. Então: Viva a graça, viva na graça e viva por graça.

Baixar carta