Carta Pastoral

SÉRIE REFORMA - SOMENTE CRISTO

23/11/2017 - Autor: Pr. Natanael Lima

QUEBRA GELO: Jesus é o único caminho (Tempo: Menos de 5 minutos)
Material: Um molho de muitas chaves e um cadeado.
Desenvolvimento: O líder pede para cada um do grupo tente abrir o cadeado, deve-se observar quem escolhe a chave mais adequado para abrir o cadeado e quem pega qualquer uma e se frustra com cada escolha.
Moral: Jesus é o único caminho, não adianta escolhermos outros caminhos para chegar ao Pai, devemos escolher Jesus, e Ele quem abre as portas do céu.

LOUVOR: Jesus Cristo mudou meu viver.

DESENVOLVIMENTO DO TEMA: Antes da reforma protestante, a Igreja Católica Apostólica Romana concedia por meio de ofertas, as indulgencias (que eram títulos ou certificados de perdão de pecados).

A Reforma defende, que somente Cristo tem poder para conceder o perdão dos pegados aos homens. Romanos 5:17 - Porque, se pela ofensa de um só, a morte reinou por esse, muito mais os que recebem a abundância da graça, e do dom da justiça, reinarão em vida por um só, Jesus Cristo. Pois foi ele que morreu em nosso lugar. O Justo pelos injustos. Também que a mediação entre o homem e Deus é feita somente por Jesus Cristo, já que a salvação do pecador é uma obra exclusiva dEle.  

I João 2:1 - MEUS filhinhos, estas coisas vos escrevo, para que não pequeis; e, se alguém pecar, temos um Advogado para com o Pai, Jesus Cristo, o justo. Pois na fé cristã, não há possibilidade de comunicação entre vivos e mortos. Logo, não adianta pedir aos que já morreram para pedirem a Cristo por nós.

Lucas 16:27 - E disse ele: Rogo-te, pois, ó pai, que o mandes à casa de meu pai, 28 - Pois tenho cinco irmãos; para que lhes dê testemunho, a fim de que não venham também para este lugar de tormento. 29 - Disse-lhe Abraão: Têm Moisés e os profetas; ouçam-nos.

Por que somente Cristo pode salvar o homem?

1° Por que somente Cristo viveu a vida humana sem pecado.
Hebreus 4:15 - Porque não temos um sumo sacerdote que não possa compadecer-se das nossas fraquezas; porém, um que, como nós, em tudo foi tentado, mas sem pecado.

2° Por que somente Cristo Morreu na Cruz por todos os nossos pecados. - Romanos 5:6 - Porque Cristo, estando nós ainda fracos, morreu a seu tempo pelos ímpios. 7 - Porque apenas alguém morrerá por um justo; pois poderá ser que pelo bom alguém ouse morrer. 8 - Mas Deus prova o seu amor para conosco, em que Cristo morreu por nós, sendo nós ainda pecadores.
(Alguém pode até desejar dar a própria vida por seu filho, marido ou esposa. Mas, você daria a sua vida por alguém que só lhe fez mal? Somente Cristo fez isso por nós.)

3° Por que somente Cristo ressuscitou.
I Coríntios 15:14 - E, se Cristo não ressuscitou, logo é vã a nossa pregação, e também é vã a vossa fé.
I Coríntios 15:20 - Mas de fato Cristo ressuscitou dentre os mortos, e foi feito as primícias dos que dormem. 21 - Porque assim como a morte veio por um homem, também a ressurreição dos mortos veio por um homem.

CONCLUSÃO: Quem Jesus é? (Ele é o Emanuel – Deus conosco). Mateus 1:23 - Eis que a virgem conceberá, e dará à luz um filho, E chamá-lo-ão pelo nome de EMANUEL, Que traduzido é: Deus conosco.
Isaías 9:6 - Porque um menino nos nasceu, um filho se nos deu, e o principado está sobre os seus ombros, e se chamará o seu nome: Maravilhoso, Conselheiro, Deus Forte, Pai da Eternidade, Príncipe da Paz.

Avisos: Próxima segunda Reunião de líderes e líderes em treinamento na casa do Pb. Romério. Já começamos as Inscrições de participação do culto da virada com Jantar – faça com seu líder. Estamos precisando com urgência de alimentos não perecíveis. 
 

Baixar Carta