Carta Pastoral

COMO AS ÁRVORES

14/12/2017 - Autor: Pr. Natanael Lima

QUEBRA GELO: Objetivo: Levar o grupo a refletir de que forma assimilam a Palavra de Deus em suas vidas, se estão cheios de Cristo e consequentemente agindo como Ele.
Material:
Uma bolinha de isopor;
Um giz;
Uma esponja
Uma vasilha com água.
Desenvolvimento: Explique que a aguá representa a Palavra de Deus e que o objeto a nós; Mergulhe o isopor na vasilha com água;
Reflita: o isopor não afunda e nem absorve a água. Como nós absorvemos a Palavra de Deus (ou Cristo)? Somos também impermeáveis?
Mergulhe o giz;
Reflita: o giz retém a água só para si, sem repartir. E nós?
Mergulhe a esponja e a esprema para que a água saia;
Reflita: a esponja absorve bem a água e mesmo espremendo ela continua molhada.

PASSAGEM BÍBLICA: Salmo 1:1-3

DESENVOLVIMENTO DO TEMA: É muito comum no verão ocorrerem temporais. Muitas árvores acabam tombando em razão dos fortes ventos destes temporais. Porem no final do ano de 2014, um forte temporal atingiu a cidade de São Paulo e surpreendentemente naquele ano mais de 1.200 arvores tombaram; causando grande prejuízo aos cidadãos e a cidade.

Já haviam caído algumas arvores em anos anteriores. Mas nunca tantas arvores caíram como no final de 2014. Foi solicitado um estudo, sobre as razões de tantas arvores terem caído ao mesmo tempo. E o estudo apontou, quais foram as três maiores causas, de tantas arvores terem caído em um temporal de verão.

1° Causa – Poda inadequada.
2° Causa – Arvores Ocas.
3° Causa – Ausência de Raízes Profundas. 

Assim como para as arvores, existem tempos de temporais e tempestades também em nossas vidas. E precisamos estar firmes. O apostolo Paulo nos advertiu sobre esses dias. Efésios 6:13 - Portanto, tomai toda a armadura de Deus, para que possais resistir no dia mal e, havendo feito tudo, ficar firmes. 
E assim como as arvores de São Paulo, talvez seja necessário, atentarmos de forma preventiva as causas de sua queda.

1° PODA INADEQUADA. (Não visa o fruto, mas sim a sombra)
João 15:2 - Toda a vara em mim, que não dá fruto, a tira; e limpa toda aquela que dá fruto, para que dê mais fruto. 
Todas as áreas de nossa vida que são infrutíferas Deus quer tirar. E todas as que são frutíferas para Ele. Ele quer limpar (podar para aperfeiçoar).

Gerar Frutos requer trabalho e esforço. Muitas pessoas não se dão as coisas de Deus por estarem preocupadas em produzir suas sombras (Segurança financeira, satisfação pessoal em detrimento a satisfação coletiva). Qual área da sua vida você acredita que Deus quer aperfeiçoar (limpar)?

2° ÁRVORES OCAS. João 7:24 - Não julgueis segundo a aparência, mas julgai segundo a reta justiça.
Não devemos viver de aparência. Precisamos aprender a dizer “para os que nos amam” como estamos nos sentindo. Falta de perdão, cinismo e falta de fundamento na verdade. Podem nos tornar pessoas Ocas. E isso nos traz grande prejuízo em todos os nossos relacionamentos. Mateus 5:37 - Seja, porém, o vosso falar: Sim, sim; não, não; porque o que passa disto é de procedência maligna.

3° AUSÊNCIA DE RAÍZES PROFUNDAS. O que nos impede de termos raízes profundas?
a) Falta de perseverança – Uma planta para lançar suas raízes, enfrenta toda a resistência do solo. Lucas 8:15 - E a que caiu em boa terra, esses são os que, ouvindo a palavra, a conservam num coração honesto e bom, e dão fruto com perseverança. Perseverança: Qualidade de quem não desiste com facilidade; persistência. Característica ou particularidade de quem persevera, insiste; é constante.
b) Ser superficial – Uma planta com raízes superficiais é tirada com facilidade. Muitas pessoas estão vivendo um evangelho superficial. Sem raízes na palavra de Deus (Ribeiro de águas). Alguns estão sendo enganados por falta de conhecimento de Deus e de seu poder. Mateus 22:29 - Jesus, porém, respondendo, disse-lhes: Errais, não conhecendo as Escrituras, nem o poder de Deus.

CONCLUSÃO: Deus não nos chamou para um relacionamento superficial com ele. Mas sim, profundo. Se desejamos ser, como a arvore plantado junto ao ribeiro de águas. Vamos precisar ter prazer na lei do senhor, e na sua lei meditar de dia e de noite. Oséias 6:3 - Então conheçamos, e prossigamos em conhecer ao SENHOR; a sua saída, como a alva, é certa; e ele a nós virá como a chuva, como chuva serôdia que rega a terra.
 

Baixar Carta