Carta Pastoral

A PASSAGEM

29/03/2018 - Autor: Pr. Natanael Lima

QUEBRA GELO: Quando você ouve a palavra Páscoa. O que vem primeiro em sua mente? Sugestão 2 - DINÂMICA: JESUS LEVOU MEU FARDO | Bíblia Sagrada - https://www.youtube.com/watch?v=osxUPw53_UU

PASSAGEM BÍBLICA: I Coríntios 5:7-8
Alimpai-vos, pois, do fermento velho, para que sejais uma nova massa, assim como estais sem fermento. Porque Cristo, nossa páscoa, foi sacrificado por nós. 8 - Por isso façamos a festa, não com o fermento velho, nem com o fermento da maldade e da malícia, mas com os ázimos da sinceridade e da verdade.

DESENVOLVIMENTO DO TEMA:

INTRODUÇÃO: A palavra Páscoa vem do hebraico pesah que traduzida para o grego será (páscoa), que significa “Passagem”. No Antigo Testamento, encontramos a primeira referência sobre a PÁSCOA em Êxodo 12:11 (LER).  A Páscoa no Antigo testamento se refere a “libertação” do povo de Israel da escravidão do Egito. A Páscoa no Novo Testamento é a “passagem” da morte para a vida. É a “libertação” de Deus sobre tudo o que fere e mata a vida. 

Como devemos celebrar a PÁSCOA? Quando celebramos a Páscoa, precisamos estar como o povo de Israel. Êxodo 12:11 - Assim pois o comereis: Os vossos lombos cingidos, os vossos sapatos nos pés, e o vosso cajado na mão; e o comereis apressadamente; esta é a páscoa do SENHOR.

1º Devemos estar CINGIDOS
No passado as mulheres (e os homens) usavam roupas bem soltas. Para realizar trabalhos físicos precisavam segurar a roupa e prendê-la com um cinturão. Só assim poderiam movimentar-se livremente. Esse cinturão por cima da roupa era uma preparação necessária para o trabalho pesado e também para esforços prolongados. No presente e no conceito bíblico, o significado de cingir é expresso em Efésios 6:14 - Estai, pois, firmes, tendo cingidos os vossos lombos com a verdade, e vestida a couraça da justiça; o que vai dar sustento a nossa vida de discípulos de Jesus, é o falar a verdade em amor, não buscando benefício próprio. Também tem o sentido, de estar pronto para servir a Deus servindo ao próximo. 

2º Devemos estar CALÇADOS
Efésios 6:15 - E calçados os pés na preparação do evangelho da paz; O ato de calçar os pés, significa nos proteger da contaminação do mundo. Também é ser um mensageiro da PAZ. (Falar sobre as CASAS DE PAZ). É interessante também, que para a jornada do discípulo de Jesus, o conselho é CALÇAR os pés. Mas, quando estamos diante de Deus a orientação é: TIRAR AS SANDÁLIAS. Exôdo.3:5 e Josué 5:15. 

3º Devemos estar com o Cajado na mão
Salmos 23:4 - Ainda que eu andasse pelo vale da sombra da morte, não temeria mal algum, porque tu estás comigo; a tua vara e o teu cajado me consolam. O cajado ou vara era um instrumento com cerca de dois metros de comprimento e que na sua grande maioria possuía uma curva em uma das extremidades. Fazia parte dos equipamentos de um pastor, e dentre suas funções três se destacam:

•    Era usado para ajudar o pastor a andar com maior facilidade
•    Servia para guiar as ovelhas. Quando essas passavam por uma entrada apertada
•    Servia para afugentar os lobos.

Nossa Páscoa deve ser marcada pela presença do nosso Pastor. Salmos 23:1 - O SENHOR é o meu pastor, nada me faltará. 

CONCLUSÃO: Páscoa para nós é a certeza da ressurreição por meio da condução do Bom Pastor Jesus em nossas vidas. Páscoa é a passagem da condição de morto, para vivo. João 11:25 - Disse-lhe Jesus: Eu sou a ressurreição e a vida; quem crê em mim, ainda que esteja morto, viverá; 26 - E todo aquele que vive, e crê em mim, nunca morrerá. Crês tu isto? (Faça um apelo).

ATENÇÃO:
CULTO DA RESSURREIÇÃO DOMINGO 6 HORAS DA MANHÃ. LEVE ALGUM ALIMENTO PARA PARTILHAR.

Baixar Carta