Carta Pastoral

SÉRIE PARÁBOLAS DE JESUS I

05/04/2018 - Autor: Pr. Natanael Lima

QUEBRA GELO: youtu.be/ULUNfppG7G0

PASSAGEM BÍBLICA: Mateus 13

LOUVOR: Abre os meus olhos eu quero ver (youtu.be/Vr1aKk4ODR4)

DESENVOLVIMENTO DO TEMA: você sabe o que é uma parábola? Uma parábola é uma história contada para explicar uma verdade complexa. Jesus ensinou muito, por meio de parábolas. As parábolas, tem por objetivo, tornar mais fácil a compreensão de algo abstrato (que só pode ser compreendido com a mente e com o coração); através de algo concreto e familiar.
Mas as parábolas também cumpriam um propósito *profético no ministério de Jesus.

Perguntas 1 : Por que o povo não compreendia as parábolas de Jesus? (Leia Mateus 13:10, 14 -15)
10 - E, acercando-se dele os discípulos, disseram-lhe: Por que lhes falas por parábolas? 14 - E neles se cumpre a profecia de *Isaías (Isaias 6:9-10), que diz: Ouvindo, ouvireis, mas não compreendereis, E, vendo, vereis, mas não percebereis. 15 - Porque o coração deste povo está endurecido, E ouviram de mau grado com seus ouvidos, E fecharam seus olhos; Para que não vejam com os olhos, E ouçam com os ouvidos, E compreendam com o coração, E se convertam, E eu os cure.

Pergunta 2: Você já se fez de cego e de surdo para a palavra de Deus? Por que? 

Pergunta 3: Como são aqueles que não se fazem de cegos e nem de surdos para palavra de Deus? 
Mateus 13:16 - Mas, bem-aventurados os vossos olhos, porque veem, e os vossos ouvidos, porque ouvem. (Jesus os chama de FELIZES).
O que devemos fazer para compreender o que Deus está falando? 

1º Não devemos ter um coração endurecido. 
A marca de um coração endurecido é a vontade própria. Por isso Jesus nos ensinou a orar ao Pai: “seja feita a TUA vontade”. Quando entregamos nossa vontade a Deus ele realiza a obra que prometeu em Ezequiel 36:26
26 - E dar-vos-ei um coração novo, e porei dentro de vós um espírito novo; e tirarei da vossa carne o coração de pedra, e vos darei um coração de carne.

2º Não devemos ouvir de mau grado a voz de Deus.
Algumas pessoas, só querem ouvir o que gostam. Se você o contraria em alguma coisa, logo ela deixa de andar com você. Outros não gostam de ser corrigidas e ainda há aquelas que acreditam que todos são contra ela. Até mesmo Deus. (Uma das frases que mais se encontra nos lábios dessas pessoas é: “Se Deus é bom, por que todas estas coisas ruins, estão acontecendo”?). Para quem ouve de mau grado toda correção é perseguição. Provérbios 19:20 - Ouve o conselho, e recebe a correção, para que no fim sejas sábio.

3º Não devemos fechar os nossos olhos e os nossos ouvidos para Deus.
Muitas pessoas até possuem uma visão natural. Mas não conseguem ter uma visão espiritual. Por que? I Coríntios 2:14 - Ora, o homem natural não compreende as coisas do Espírito de Deus, porque lhe parecem loucura; e não pode entendê-las, porque elas se discernem espiritualmente. Existem coisas que somente a fé pode nos revelar.
Outras não abrem os ouvidos para ouvir. Existe diferença entre ouvir e escutar. Escutar é perceber com os ouvidos tudo, mas não dar atenção a nada. Já ouvir, é prestar atenção no que está sendo dito. A bíblia nos manda ouvir. Apocalipse 2:29 - Quem tem ouvidos, ouça o que o Espírito diz às igrejas.

CONCLUSÃO: não se faça de surdo, e nem de cego para a voz de Deus. pois assim você será feliz!

AVISO: DIAS 21 REDE DEEPER.
22,23 E 24 – ANIVERSÁRIO DA NOSSA IGREJA.

Baixar Carta