Carta Pastoral

SÉRIE PARÁBOLAS DE JESUS II - TERRENOS DO CORAÇÃO

12/04/2018 - Autor: Pr. Natanael Lima

QUEBRA GELO: Preenchendo o coração (DINÂMICA E REFLEXÃO)
Essa dinâmica tem uma aplicação muito bonita. Nos faz entender que apenas Deus tem a capacidade de preencher o vazio do nosso coração.

MATÉRIAS:
* Copos descartáveis
* Objetos diversos (caneta, borracha, balas, bom-bons, tampinha de garrafa, moedas, etc..)
* 1 caixa (para guardar todos os objetos diversos)
* 1 jarra com água.

DESENVOLVENDO: Distribua os copos entre os participantes
Em seguida, passe a caixa com os objetos entre eles, para que cada um escolha o que quiser e coloque os objetos dentro de seus copos. (é interessante a caixa conter muitos objetos, para que todos possam colocar vários itens em seus copos).
Depois que todos estiverem com seus copos cheios de objetos, pergunte a cada um o motivo da escolha de cada item.
Depois que todos falarem, eles devem devolver os objetos para a caixa.
Em seguida, encha todos os copos com a água reservada na jarra (encha os copos até a boca)
Quando todos estiverem com seus copos cheios de água, aplique a reflexão.

REFLEXÃO: Os copos representam nossos corações. Os objetos que anteriormente colocamos, são as coisas daqui da Terra que de alguma forma nos atrai, e as colocamos em nossos corações.

Podemos perceber, que por mais objetos que contenham, os copos não estavam totalmente preenchidos, alguns objetas estavam com uma parte pra fora, outros não entravam direito nos copos, e haviam espaços entre os objetos dentro do copo (partes sem preencher).

A água, representa Jesus. Com ela é diferente, o copo foi totalmente e perfeitamente preenchido. não há nenhum espaço de ar e nenhum cantinho sem preencher.
\\\"Só Ele tem o formato perfeito do vazio do nosso coração\\\"

PASSAGEM BÍBLICA: Mateus 13:18-23

DESENVOLVIMENTO DO TEMA: Deus ama a todos os homens, e deseja que todos sejam salvos.

I Timóteo 2:3 - Porque isto é bom e agradável diante de Deus nosso Salvador, - Que quer que todos os homens se salvem, e venham ao conhecimento da verdade. Todavia, não são poucos os que rejeitaram e rejeitam a graça de Deus. Até mesmo o próprio Jesus experimentou a rejeição da graça de Deus. João 1:11 - Veio para o que era seu, e os seus não o receberam. 

Perguntas 1 : você já rejeitou a graça de Deus? 

Pergunta 2: Quando você o rejeitou a graça de Deus você lembra qual foi a razão?

A parábola do semeador nos mostra algumas das razões pelas quais as pessoas rejeitam a graça (palavra) de Deus.Vejamos:  

1º As pessoas rejeitam a graça (palavra) de Deus por “não compreenderem” a palavra de Deus.
Algumas pessoas acham que não precisam de um Salvador. Essas pessoas se consideram “basicamente boas” e não percebem que elas, como todo mundo, são pecadoras e não podem se aproximar de Deus do jeito que querem. Mas Jesus disse: “Eu sou o caminho, e a verdade e a vida; ninguém vem ao Pai, senão por mim” (João 14:6). O que elas não entendem então? Não entendem que são pecadoras. Por isso satanás rouba-lhes a palavra (semente).

2º As pessoas rejeitam a graça (palavra) de Deus por não terem certeza do que desejam e do que precisam. Não tem raiz em si mesma.
Mateus 13:20 - O que foi semeado em pedregais é o que ouve a palavra, e logo a recebe com alegria; 21 - Mas não tem raiz em si mesmo, antes é de pouca duração; e, chegada a angústia e a perseguição, por causa da palavra, logo se ofende;
Algumas pessoas não compreendem o poder transformador da palavra de Deus. Pois desejam viver somente em vitórias. E não compreendem que as vitórias são resultado das lutas. 

3º As pessoas rejeitam a graça (palavra) de Deus por que não a tratam como prioridade.
Mateus 13:22 - E o que foi semeado entre espinhos é o que ouve a palavra, mas os cuidados deste mundo, e a sedução das riquezas sufocam a palavra, e fica infrutífera;

Não são poucos os que se dizendo “servos” de Deus, servem mais aos seus próprios interesses. Dando a Deus somente o que “sobra” de seu tempo, de sua energia e a te de suas orações. Quando o principio bíblico é dar primeiro a Deus.

Mas existem os que são “Boa Terra” Mateus 13:23 - Mas, o que foi semeado em boa terra é o que ouve e compreende a palavra; e dá fruto, e um produz cem, outro sessenta, e outro trinta. Muitos são os que tem compreendido e recebido a palavra com um coração sincero e bom e possuem o desejo: Frutificar!

CONCLUSÃO: A palavra (semente) é sempre a mesma. O que muda são os tipos de solos (corações) que a recebe. Mas, qualquer um dos solos apresentados pode ser transformado em “boa terra” e frutificar. Deus nos faça frutíferos por meio de sua palavra.

AVISOS: 
21/04 REDE DEEPER. 22,23 E 24 – ANIVERSÁRIO DA NOSSA IGREJA

Baixar Carta