Carta Pastoral

SÉRIE PARÁBOLAS DE JESUS III - O TRIGO E O JOIO

19/04/2018 - Autor: Pr. Natanael Lima

QUEBRA GELO: Dinâmica para aula joio e o trigo: Colocar dois copos de água ,um do lado do outro, sendo que um deles deve ter a água misturada com açúcar e o outro com sal ou um pouco de limão exprimido. Faça as crianças responderem se veem alguma diferença entre eles e depois faça com que eles provem da água de cada copo. Depois vá explicando que aqueles que são servos ,tem um falar doce, pois falam da parte do Senhor, mas, aqueles que não são do Senhor são pessoas que vão crescendo com rancor e se tornam amargas. Então mostre que ambos estão juntos, mas são diferentes, e vemos as diferenças quando são provadas, assim também os servos do Senhor são provados e aprovados pelo Senhor.

PASSAGEM BÍBLICA: Mateus 13:24-30

DESENVOLVIMENTO DO TEMA: Na parábola do semeador, Jesus é o que lança as sementes (Que é a Palavra de Deus). Estas germinarão e darão frutos, de acordo com o tipo de solo: “ E quanto à semente que caiu em boa terra, esse é o caso daquele que ouve a palavra e a entende, e dá uma colheita de cem, sessenta e trinta por um\".

Já na parábola do Joio e do trigo, a ênfase está no FRUTO. Este sim é que define a qualidade da planta, da colheita e até do semeador:

Perguntas 1 : Já semearam no seu coração algo ruim? 
E algo bom, Já semearam também? 

A parábola do Joio e do Trigo nos mostra algumas coisas vejamos: 

1º Assim como Deus tem uma palavra para semear em nossas vidas o diabo (o inimigo) também tem.

Disse Deus: Gênesis 2:16 - E ordenou o SENHOR Deus ao homem, dizendo: De toda a árvore do jardim comerás livremente, 17 - Mas da árvore do conhecimento do bem e do mal, dela não comerás; porque no dia em que dela comeres, certamente morrerás.
Disse o Diabo: Gênesis 3:4 - Então a serpente disse à mulher: Certamente não morrerás 5 - Porque Deus sabe que no dia em que dele comerdes se abrirão os vossos olhos, e sereis como Deus, sabendo o bem e o mal. 
Diariamente Deus libera uma palavra para nossas vidas, algumas vezes são palavras de Benção, outras de orientação e outras de correção. Mas o diabo também. E é sempre na tentativa de ANULAR a palavra de Deus.

2º De acordo com o que esta dentro da semente “palavra” a semente é definida. E tanto Deus como o diabo possuem suas sementes. 
Mt.13:38 O campo é o MUNDO; a boa semente são os filhos do reino; o joio são os filhos do maligno; o inimigo que o semeou é o Diabo;
Normalmente, se ouve dizer que existem Joio e Trigo NA IGREJA. Mas não é feita esta mesma observação, com relação ao MUNDO.
Pois, assim como pode existir Joio na Igreja, também existe Trigo no mundo.
Como podemos identificar o Joio do trigo? O Joio, são aqueles que vem para igreja, sem deixar de ser do mundo. Já o Trigo, são aqueles que vão para o mundo, sem deixar de ser Igreja.

3º Deus determinou um dia em que o Joio e o Trigo serão separados.
Mateus 13:30 - Deixai crescer ambos juntos até à ceifa; e, por ocasião da ceifa, direi aos ceifeiros: Colhei primeiro o joio, e atai-o em molhos para o queimar; mas, o trigo, ajuntai-o no meu celeiro.
Até a ceifa o Joio vai crescer e ser abençoado por causa do trigo. Mas, no dia da Ceifa o Trigo vai pro celeiro (Céu) e o Joio vai ser queimado no fogo (inferno).

CONCLUSÃO: Se mantivermos a Palavra de Deus em nosso coração com o propósito correto, certamente vamos frutificar e seremos TRIGO NO MUNDO
Salmos 119:11 - Escondi a tua palavra no meu coração, para eu não pecar contra ti.

AVISO: DIAS 21 REDE DEEPER.
ANIVERSÁRIO DA NOSSA IGREJA  - 22,23 E 24.

 

Baixar Carta