Carta Pastoral

SÉRIE PARÁBOLAS DE JESUS IV - O FERMENTO

26/04/2018 - Autor: Pr. Natanael Lima

PASSAGEM BÍBLICA: Mateus 13:33 - Outra parábola lhes disse: O reino dos céus é semelhante ao fermento, que uma mulher toma e introduz em três medidas de farinha, até que tudo esteja levedado.

DESENVOLVIMENTO DO TEMA: De todas as parábolas que Jesus ensinou ao lado do Mar da Galileia, esta é a mais breve. Ela termina quase tão rapidamente como começa, esta mensagem rápida e cortante. Contem ensinos poderosos para aqueles que desejam ser usados por Deus. 

O QUE É O FERMENTO? Um dos principais ingredientes de pão é o fermento. A ele é dado o poder de conferir volume, sabor e valores nutricionais ao produto. O fermento passa por vários processos na sua produção. Graças a ele, podemos provar alimentos macios, de digestão fácil e sabor agradável. (Existem dois tipos de fermento. O biológico e o Químico).

BIBLICAMENTE O QUE É O FERMENTO? Comumente o fermento está associado a pecado, hipocrisia ou religiosidade. Mas, no texto que lemos, Jesus utiliza a figura do fermento para ilustrar a ação do Reino de Deus.

01 – O FERMENTO NÃO PRECISA SER A MAIORIA.

• Marcos 3:13 - E subiu ao monte, e chamou para si os que ele quis; e vieram a ele. 14 - E nomeou doze para que estivessem com ele e os mandasse a pregar, 15 - E para que tivessem o poder de curar as enfermidades e expulsar os demônios:

• Lucas 10:1 - E DEPOIS disto designou o Senhor ainda outros setenta, e mandou-os adiante da sua face, de dois em dois, a todas as cidades e lugares aonde ele havia de ir.
Muitas vezes achamos que grandes mudanças precisam de grandes ações. Mas na verdade são pequenas ações que promovem grandes mudanças.

02 – O FERMENTO SE INFILTRA E DEPOIS SE REVELA.

• Lucas 17:20 - E, interrogado pelos fariseus sobre quando havia de vir o reino de Deus, respondeu-lhes, e disse: O reino de Deus não vem com aparência exterior. 21 - Nem dirão: Ei-lo aqui, ou: Ei-lo ali; porque eis que o reino de Deus está entre vós.

• Atos 11: 20 - E havia entre eles alguns homens cíprios e cirenenses, os quais entrando em Antioquia falaram aos gregos, anunciando o Senhor Jesus. 21 - E a mão do Senhor era com eles; e grande número creu e se converteu ao Senhor
Nós temos uma grande oportunidade de evangelizar. Sabe qual? Nossos amigos e familiares. 

3 – O FERMENTO NÃO É MUDADO PELA MASSA. MAS A MASSA É TRANSFORMADA PELO FERMENTO.

•    John Wesley  - Dai-me cem homens que nada temam senão o pecado, e que nada desejam senão a Deus, e eu abalarei o mundo. 
•    CCJW - Uma minoria consagrada, vai impactar a maioria dispersa. 

Romanos 12:2 E não sede conformados com este mundo, mas sede transformados pela renovação do vosso entendimento, para que experimenteis qual seja a boa, agradável, e perfeita vontade de Deus.

04 – O PODER DO FERMENTO NÃO APARECE QUANDO ESTA NO POTE. MAS, QUANDO ESTA NA MASSA.
Mateus 28:18 - E, chegando-se Jesus, falou-lhes, dizendo: É-me dado todo o poder no céu e na terra. 19 - Portanto ide, fazei discípulos de todas as nações, batizando-os em nome do Pai, e do Filho, e do Espírito Santo;
Não fomos chamados para ficar. Somos chamados por Deus para ir.

CONCLUSÃO: – O FERMENTO POSSUI UMA MENSAGEM: Mateus 4:17 - Desde então começou Jesus a pregar, e a dizer: ARREPENDEI-VOS, porque é chegado o reino dos céus.

Baixar Carta