Carta Pastoral

BATENDO AS PANELAS

17/05/2018 - Autor: Pr. Natanael Lima

QUEBRA GELO: https://www.youtube.com/watch?v=JZkyqwPFZD8 – Possível vs Impossível

PASSAGEM BÍBLICA: 2 Reis 4:1-7

DESENVOLVIMENTO DO TEMA:

INTRODUÇÃO: vivemos em uma sociedade consumista. E uma das características da mentalidade do consumismo é sempre estar insatisfeito com que se tem, nos dando sempre uma impressão que precisamos de mais. Mais uma TV, mais um fogão, mais um outro carro, mais uma roupa, mais, mais, mais.... o apostolo Paulo nos ensinou sobre um outro sentimento que é contrário ao consumismo. O nome deste sentimento é CONTENTAMENTO. Ele também disse o que é preciso para se viver CONTENTE. I Timóteo 6:8 - Tendo, porém, sustento, e com que nos cobrirmos, estejamos com isso contentes.

VOCÊ ESTA CONTENTE HOJE?
Todavia, a história contada no texto que lemos, nos fala de uma mulher que estava vivendo uma séria crise familiar. Ela havia perdido o marido (estava de luto - crise emocional), ele havia deixado dívidas (crise financeira) e como se não bastasse o credor queria levar seus dois filhos como escravos. (Crise moral – naquele tempo era comum os credores tomarem os filhos saldáveis como pagamento de dívidas). Mas a palavra de Deus nos conta, que essa mulher sai de todas as suas crises. O que podemos aprender com a história desta mulher?

1º Aprendemos: Que mesmo aqueles que servem a Deus, passam por dias difíceis.
Jesus disse: João 16:33 - Tenho-vos dito isto, para que em mim tenhais paz; no mundo tereis aflições, mas tende bom ânimo, eu venci o mundo. Muitas pessoas perdem a fé por causa das “aflições”. Mas a solução dada por Jesus nesses momentos é: tenha paz e bom animo e você vai vencer.
Apesar da grave crise, instalada em sua vida. A mulher não saiu desesperada, atirando para todo lado. Mas também não isolou. Ela teve paz e bom animo para buscar ao homem de Deus e então clamar. (Existem pessoas que ficam tão pressionadas pelos problemas que saem clamando pra todo mundo sem terem uma direção correta. Já outras, por orgulho ou por vergonha, se isolam impedindo assim de serem ajudadas). Quando você está vivendo uma crise, qual é a sua atitude normalmente? Nos dias difíceis: Lembre-se que Deus vai usar pessoas (pessoas de Deus), para te socorrer.

2º Aprendemos: Que Deus vai usar o que NÓS TEMOS, para nos dar o que NÃO TEMOS.
(ler - Matheus 17:24-27)
O que eles não tinham? Uma moeda.
O que eles tinham? Um anzol
O que eles passaram a ter? O que não tinham (uma moeda).
O que a mulher tinha? Um pouco de azeite
O que ela não tinha? Muitas Vasilhas
O que ela passou a ter? Muito azeite, por que tinha muitas vasilhas. Talvez o que esteja faltando em sua vida para viver um grande milagre sejam as vasilhas da fé, da obediência, da perseverança, da esperança, da constância, da gratidão, da alegria, do amor ao próximo, da sinceridade, confiança, etc. 

3º Aprendemos: Que se deixarmos de ter as vasilhas, o azeite PARA! (O Azeite representa o Espirito Santo na vida do cristão). 
O apostolo Paulo declarou aos Efésios: E não vos embriagueis com vinho, em que há contenda, mas enchei-vos do Espírito; (Efésios 5:18). Não seja apenas uma vasilha

CONCLUSÃO: Busque relacionamentos que possam acrescentar em sua vida, e não os querem te escravizam e tiram o que você tem. Deus tem pessoas que são profetas nesta geração. Busque homens e mulheres de Deus, e então o azeite jamais faltará em sua vida.

Baixar Carta