Carta Pastoral

QUEM VOCÊ PENSA QUE É?

07/06/2018 - Autor: Pr. Natanael Lima

QUEBRA GELO: Providencie um espelho ou mais, e a sua escolha peça para que reflita e em seguida que compartilhe com o grupo como ele se define, ou como o mesmo se vê (Ex.: bonito, amigo, sensível, gordo, triste, sozinho, cansado, abandonado etc...)

PASSAGEM BÍBLICA: Isaías 55.6-9

MEMORIZAR VERSÍCULO: Aquele que ouve a palavra, mas não a põe em prática, é semelhante a um homem que olha a sua face num espelho e, depois de olhar para si mesmo, sai e logo esquece a sua aparência. Tiago 1.23-24

DESENVOLVIMENTO DO TEMA:

INTRODUÇÃO: Hoje vamos refletir a respeito dos pensamentos que temos a respeito de nós mesmos. O que pensamos sobre nós influencia diretamente em nossas vontades, sonhos, nossas perspectivas, nossas expectativas, nossas ações e principalmente nossas reações. Na maioria das vezes planejamos para agir, ensaiamos nossas ações, agimos como gostaríamos de ser, porém, não muitas vezes não planejamos nossas reações, e reagimos como de fato somos.

Você já se deparou com essa situação, em que sua reação não refletia o que você queria? Como você reage quando pressionado? 
Somos muitas vezes ensinados a agir como Cristo, porém tão importante quanto, é reagir como Ele também.
CONSIDEREMOS ALGUMAS AÇÕES E REAÇÕES CONTIDAS NA PARÁBOLA DO BOM SAMARITANO: Lucas 10.30-35: “Durante uma viagem, um homem foi atacado por assaltantes, que o deixaram quase morto. Um sacerdote de Deus viu o homem ferido e passou para o outro lado da estrada, sem o ajudar. Um levita, que era uma pessoa dedicada ao trabalho no templo, também passou sem ajudar. Depois disso, passou um samaritano (no tempo de Jesus, os judeus e samaritanos não se falavam, eram inimigos). O samaritano teve dó do homem, tratou de suas feridas e o levou para uma hospedaria, onde cuidou dele. O samaritano ainda pagou todas as despesas do homem na hospedaria! 
Nesta parábola Jesus ensina sobre amar o próximo, não apenas com palavras bonitas, ou numa canção bem cantada, mas amar com ações.

VEJAMOS AS AÇÕES E REAÇÕES:
a) SACERDOTE:
Representava o povo nas questões relacionadas a Deus, apresentava ofertas e sacrifícios pelos pecados. (Hb 5.1). O sacerdote esquivou-se e simplesmente atravessou a rua, passou de largo. 
b) LEVITA: cuidava do templo e guiava o povo na adoração a Deus. (Nm 8.9-11), porém assim como o sacerdote também evitou o homem ferido.
c) SAMARITANO: um religioso (religioso é todo aquele que perde sua característica ou identidade cristã, criam sua própria religião e costumes e, pouco a pouco, abandonam sua vida cristã). O samaritano neste episódio sente pena do ferido, aplica os primeiros socorros com curativos, põe o ferido sobre o seu jumento, leva-o até uma pensão e paga todas as suas despesas

O que você acha? Qual dos três é o próximo do homem atacado pelos ladrões?
Os pensamentos do ladrão: o que é seu é meu!
Os pensamentos do sacerdote e do levita: meu é meu, seu é seu!
Os pensamentos do Samaritano: o que é meu é meu, e se precisar também pode ser seu!

Deus te vê!

CONCLUSÃO: Que os nossos pensamentos sejam mais altos assim como os pensamentos de Deus a meus respeito. "Assim como os céus são mais altos do que a terra, também os meus caminhos são mais altos do que os seus caminhos e os meus pensamentos mais altos do que os seus pensamentos. Isaías 55:9”
ORAÇÃO: Que deus nos ajude hoje, para que nossas reações sejam como a dele.
ATENÇÃO: Levantaremos em cada GCEU a figura do BOM SAMARITANO: que ficará a cargo do levantamento de mantimentos para cesta básica e monitoramento das necessidades.

AGENDA:
10 - Santa Ceia / 10 - Churrasco 12,00 / 10,11 e 12 Seminário de sexualidade inscrição: R$ 10,00.

Baixar Carta