Carta Pastoral

NA ALEGRIA E NA TRISTEZA

14/06/2018 - Autor: Pr. Natanael Lima

QUEBRA GELO: O que é mais fácil? Alegrar-se com os que se alegram, ou chorar com os que choram?

PASSAGEM BÍBLICA: Romanos 12:15

DESENVOLVIMENTO DO TEMA:

INTRODUÇÃO: Para muitas pessoas alegrar-se com os que se alegram parece ser mais fácil. Isso por que, alegrar-se com os que se alegram aparentemente é mais prazeroso. Porem se olharmos para o interior (os sentimentos), vamos constatar que na verdade, chorar com os que choram é mais fácil. Por que?

 

Por que chorar com os que choram, nos coloca em uma condição de quem dá e não de quem precisa. Atos 20:35 -  recordar as palavras do Senhor Jesus, que disse: Mais bem-aventurada coisa é dar do que receber.
• Por que chorar com os que choram, traz consolo. Mateus 5:4 - Bem-aventurados os que choram, porque eles serão consolados; 
Por que chorar com os que choram possui uma unção. A lagrima é composta de água, sais minerais, proteínas e óleo. Você já ungiu alguém com suas lágrimas? Salmos 126:5 - Os que semeiam em lágrimas segarão com alegria.
• Por que chorar com os que choram nos torna semelhantes a Jesus. João 11:35 - Jesus chorou.

Por que se alegrar com os que se alegram é mais difícil?

•  Por que se alegrar com os que se alegram, requer maturidade. Você já viu, alguma criança ficar contente quando seu irmão ou coleguinha ganha um presente? Normalmente isso não acontece. Por que normalmente as crianças, não possui senso de justiça. Mas sim, vontades que produzem ciúmes.  I Coríntios 13:11 - Quando eu era menino, falava como menino, sentia como menino, discorria como menino, mas, logo que cheguei a ser homem, acabei com as coisas de menino.
Você tem facilidade de se alegrar quando um parente, amigo ou até seu inimigo se dá bem? Ou você se alegra quando seu adversário é prejudicado? Leia: Provérbios 24:17-18
17 - Quando cair o teu inimigo, não te alegres, nem se regozije o teu coração quando ele tropeçar; 18 - Para que, vendo-o o SENHOR, seja isso mau aos seus olhos, e desvie dele a sua ira.
• Por que se alegrar com os que se alegram, manifestam o verdadeiro amor. I Coríntios 13:4-6
4 - O amor é sofredor, é benigno; o amor não é invejoso; o amor não trata com leviandade, não se ensoberbece. 5 - Não se porta com indecência, não busca os seus interesses, não se irrita, não suspeita mal; 6 - Não folga com a injustiça, mas folga com a verdade;

CONCLUSÃO: Quando recebemos a cristo como senhor e Salvador, passamos a experimentar uma compaixão profunda pela dor do nosso próximo assim como Ele experimentou: Marcos 6:34 - E Jesus, saindo, viu uma grande multidão, e teve compaixão deles, porque eram como ovelhas que não têm pastor; e começou a ensinar-lhes muitas coisas. Toda via, a bíblia sagrada também nos dá uma ordem: I Tessalonicenses 5:16 - Regozijai-vos sempre.

Sendo assim não deixe de chorar com os que choram. Mas também aprenda a alegrar-se com os que se alegram.

ATENÇÃO: Levantaremos em cada GCEU a figura do BOM SAMARITANO: que ficará a cargo do levantamento de mantimentos para cesta básica e monitoramento das necessidades.

AGENDA: Jantar de Casais dia 16/06 – Valor R$ 100,00

Baixar Carta