Carta Pastoral

QUANDO O AMARGO É DOCE I

21/06/2018 - Autor: Pr. Natanael Lima

QUEBRA GELO: https://www.youtube.com/watch?v=zumRMiWCDJU

PASSAGEM BÍBLICA: Provérbios 27:7 A alma farta pisa o favo de mel, mas à alma faminta todo amargo é doce.

DESENVOLVIMENTO DO TEMA:

INTRODUÇÃO: Você já prestou atenção, em quantas coisas nós desperdiçamos? Diariamente toneladas de alimentos, roupas e utensílios são lançados no lixo. Impressionante também é, o numero de pessoas que vivem nos lixões. São velhos, jovens e crianças que aprenderam a dar valor aquilo que muitos não dão valor nenhum. Logo, podemos fazer o paralelo entre aqueles que lançam fora “coisas boas” e aqueles que cujo valor não está na aparência. Mas sim na necessidade ou importância das coisas. 
Muitas pessoas estão fazendo o mesmo com suas vidas. Lançando fora (pisando o favo de mel). Casamentos, Relacionamentos, juventude e até mesmo Deus (o provedor de tudo) é desconsiderado. 
O que se passa na cabeça de um jovem quando desonra seus pais? Ou de um esposo ou esposa ao traírem? Ou ainda na consciência dos que deliberadamente, escolhem o que é mau como sendo bom e o que é bom como sendo mal?

1º Causa é a Incredulidade. (Não veem seu estado)

João 12:40 – (A incredulidade) Cegou-lhes os olhos, e endureceu-lhes o coração, A fim de que não vejam com os olhos, e compreendam no coração, E se convertam, E eu os cure.

2º Causa o Egoísmo. 

II Timóteo 3:2-5
2 - Porque haverá homens amantes de si mesmos, avarentos, presunçosos, soberbos, blasfemos, desobedientes a pais e mães, ingratos, profanos, 3 - Sem afeto natural, irreconciliáveis, caluniadores, incontinentes, cruéis, sem amor para com os bons, 4 - Traidores, obstinados, orgulhosos, mais amigos dos deleites do que amigos de Deus,5 - Tendo aparência de piedade, mas negando a eficácia dela. Destes afasta-te.

3º Causa não temem o Juízo Divino.
Salmos 73:6-11, 17
6 - Por isso a soberba os cerca como um colar; vestem-se de violência como de adorno. 7 - Os olhos deles estão inchados de gordura; eles têm mais do que o coração podia desejar. 8 - São corrompidos e tratam maliciosamente de opressão; falam arrogantemente. 9 - Põem as suas bocas contra os céus, e as suas línguas andam pela terra. 10 - Por isso o povo dele volta aqui, e águas de copo cheio se lhes espremem. 11 - E eles dizem: Como o sabe Deus? Há conhecimento no Altíssimo? 17 - Até que entrei no santuário de Deus; então entendi eu o fim deles.
O sábio Salomão fez uma advertência quanto a viver desta maneira: Eclesiastes 11:9
9 - Alegra-te, jovem, na tua mocidade, e recreie-se o teu coração nos dias da tua mocidade, e anda pelos caminhos do teu coração, e pela vista dos teus olhos; sabe, porém, que por todas estas coisas te trará Deus a juízo.
Ou seja, viva como você quiser viver. Agradando a Deus ou não. Mas chegará o dia em que cada um de nós prestará contas a Ele. 
Romanos 14:12
12 - De maneira que cada um de nós dará conta de si mesmo a Deus.

CONCLUSÃO: Quando o escritor falou da alma farta ele estava falando sobre pessoas que vivem tão confiantes em si mesmos que se enchem de seus próprios desejos que quando chega o prato principal já estão fartos. 

ILUSTRAÇÃO: certo jovem foi levado pela primeira vez a uma churrascaria rodízio. Ao deparar com uma mesa cheia de batatas fritas, salgadinhos e quitutes dos mais variados tratou logo de encher seu prato com eles. E logo começou a comer ficando rapidamente de estomago cheio. Quando começaram a trazer as carnes do churrasco ele não conseguiu comer por que já estava cheio. Moral da história: Não se iluda com os pratos de entrada, espere pelo prato principal.  

ATENÇÃO: Vamos começar os preparativos para o louvor Rural.

Baixar Carta