Carta Pastoral

FOTOFOBIA

05/07/2018 - Autor: Pr. Natanael Lima

QUEBRA GELO: Objetivo: mostrar que no mundo existem várias vozes e que é preciso ter cuidado. Material: algo que faça barulho (sino, chocalho, lata cheia de pedrinhas), lenço para vendar os olhos. Desenvolvimento: Uma pessoa segurando algo que faça barulho demonstra o alvo a ser alcançado (caminho, vontade de Deus). Alguns voluntários, um de cada vez, participam com olhos vendados tentando alcançar o alvo. Na célula, enquanto uns falam o caminho certo, ajudando o participante, outros o atrapalham, dificultando a chegada ao alvo. Seria interessante que essa brincadeira fosse repetida de duas a três vezes, mudando o sino de lugar.

PASSAGEM BÍBLICA: João 3:19-21 “Esta é a situação: a luz de Deus invadiu o mundo, mas a humanidade inteira correu para as trevas. Fugiram porque não estavam interessados em agradar a Deus. Aquele que pratica o mal, é viciado em negar a realidade e iludir-se e odeia a luz de Deus não vai querer se aproximar dela, para não ser submetido a uma exposição dolorosa. Mas quem crê e vive na verdade e na realidade recebe de coração a luz de Deus, de modo que sua obra pode ser vista, pois é a obra de Deus”. João 3:19-21 - Bíblia A Mensagem

DESENVOLVIMENTO DO TEMA:

INTRODUÇÃO: Você já ouviu falar de fotofobia? A fotofobia é a sensibilidade ou intolerância à luz, podendo ser provocada pela luz natural ou artificial. A fotofobia não é uma doença, na verdade ela é um sintoma de uma doença. Por exemplo: Quando uma pessoa está com conjuntivite, normalmente um dos sintomas será a fotofobia. 
Assim também existem muitas pessoas que sentem-se desconfortáveis quando a palavra de Deus é declarada pois o Salmista já declarava: Salmos 119:105 - Lâmpada para os meus pés é tua palavra, e LUZ para o meu caminho. Existem pessoas que preferem viver em trevas. Por que?  “os homens amaram mais as trevas do que a luz, porque as suas obras eram más”.

O que é andar em trevas?

1º É MANTER UM SENTIMENTO OBSCURO CONTRA O SEU PROXIMO.
I João 2:9 - Aquele que diz que está na luz, e odeia a seu irmão, até agora está em trevas.
Veja, o texto nos ensina que pessoas podem dizer que estão na luz; mas na verdade estarem em trevas. Como isso pode ocorrer? Vejamos o seguinte exemplo: Duas pessoas são amigas, porem uma delas erra com a outra (sem perceber). Então a ofendida se entristece, mas não busca o(a) amigo(a) para acertar as coisas e começa a se distanciar. A parte que ofendeu procura a pessoas ofendida e pergunta: está tudo bem ? E a parte ofendida responde: sim, tudo bem (mas isso não é verdade). Logo então, esta pessoa estará dizendo que está na luz, porem ela está em trevas. Por que ela está levando sentimentos ocultos (trevas) dentro dela. Muitas pessoas estão andando em (com) trevas dentro de si. Trevas contra os pais, contra irmãos, contra cônjuges, contra amigos, líderes e pastores.  

2º ANDAR EM TREVAS É: ENGANAR A SI MESMO. Ter uma visão distorcida sobre os fatos.
Um filósofo chamado Demostenes disse: “É muito fácil enganar a si mesmo. Pois os homens sempre acreditam no que eles desejam”.
Não são poucos os que mesmo estando errados dizem estar certos. Por que? Porque eles querem fazer a sua própria vontade e não a vontade de Deus. Provérbios 14:12 - Há um caminho que ao homem parece direito, mas o fim dele são os caminhos da morte.

3º ANDAR EM TREVAS É: NÃO CRER QUE EXISTE O BEM.
Mateus 6:22 - A candeia do corpo são os olhos; de sorte que, se os teus olhos forem bons, todo o teu corpo terá luz; 23 - Se, porém, os teus olhos forem maus, o teu corpo será tenebroso. Se, portanto, a luz que em ti há são trevas, quão grandes serão tais trevas!
Existem pessoas, que não creem no bem. E por isso sempre esperam o mau. Tem gente que diz: “estou rindo muito, isso não deve ser bom”. Esse é o problema dos que andam em trevas. Não creem que Deus pode mudar alguém, por que não querem o bem daquele que será mudado. E sempre vai apontar um defeito para anular o que Deus ESTÁ fazendo.

CONCLUSÃO: O texto que lemos inicialmente nos fala que aquele que PRATICA a verdade vem para a Luz. Vir para luz é reconhecer que é pecador e que precisa de transformação. É viver para ser moldado por Deus e se alegrar quando Deus aperfeiçoa o seu próximo.

ATENÇÃO: Levante um samaritano em seu GCEU. Vamos começar os preparativos para o louvor Rural.

Baixar Carta