Carta Pastoral

O SEGREDO DA ABUNDÂNCIA

12/07/2018 - Autor: Pr Natanael Lima

QUEBRA GELO: Material: Caneta, papel. Procedimento: Escreva em cada folha a palavra 1 milhão de reais e peça para cada pessoa colocar o que faria com esse dinheiro diga que precisam fazer isso em 30 segundos. Acabando isso leia o que cada um escreveu. Depois de fazer isso diga ao grupo que apesar de dinheiro ajudar muito se não tiver sabedoria tudo pode ser perdido não só material como espiritualmente.

PASSAGEM BÍBLICA: I Coríntios 15:58 58 - Portanto, meus amados irmãos, sede firmes e constantes, sempre abundantes na obra do Senhor, sabendo que o vosso trabalho não é vão no Senhor.

DESENVOLVIMENTO DO TEMA:

INTRODUÇÃO: Você sabe o que é, abundância? O dicionário vai qualificar abundância assim: Fortuna; excesso do que é necessário para viver; O apóstolo Paulo declarou que sabia viver tanto na falta, como, na abundância. Filipenses 4:11 - Não digo isto como por necessidade, porque já aprendi a contentar-me com o que tenho. 12 - Sei estar abatido, e sei também ter abundância; em toda a maneira, e em todas as coisas estou instruído, tanto a ter fartura, como a ter fome; tanto a ter abundância, como a padecer necessidade. 13 - Posso todas as coisas em Cristo que me fortalece. 
Jesus também falou sobre abundância: João 10:10 - O ladrão não vem senão a roubar, a matar, e a destruir; eu vim para que tenham vida, e a tenham com abundância. Considerando os textos que lemos até agora, biblicamente o que vem a ser a abundância?

1º A abundancia bíblica não consiste na abundancia de Bens.
Lucas 12:15(NVI) Então lhes disse: "Cuidado! Fiquem de sobreaviso contra todo tipo de ganância; a vida de um homem não consiste na quantidade dos seus bens".
Jesus não veio, para nos dar riquezas terrenas. Riquezas terrenas e honestas, são adquiridas com estudo e muito trabalho. Em gêneses vemos este princípio Gênesis 3:19 - No suor do teu rosto comerás o teu pão, até que te tornes à terra; porque dela foste tomado; porquanto és pó e em pó te tornarás. 
Jesus veio para nos dar vida eterna. João 3:15 - Para que todo aquele que nele crê não pereça, mas tenha a vida eterna. A abundância de bens, também é uma questão de administração de e fidelidade. Quando eu paro para calcular o meu dízimo, dois princípios estão em ação: O 1º Administração e o 2º Fidelidade. No primeiro eu defino quanto tenho e no segundo eu decido quanto é meu e quanto é do Senhor. Existe uma benção em ser fiel dizimista e ofertante. II Coríntios 9:6 - E digo isto: Que o que semeia pouco, pouco também ceifará; e o que semeia em abundância, em abundância ceifará.

2º Abundancia bíblica é o resultado de um aprendizado. 
Filipenses 4:11 - Não digo isto como por necessidade, porque já aprendi a contentar-me com o que tenho. Contentar-se não é conformar-se. contentar-se, é não amaldiçoar o que tem, por causa daquilo que não se tem. 

3º Abundancia bíblica também é uma consequência de Firmeza e constância. 
A fé cristã, é comparada a um “bom combate”  e com uma carreira. II Timóteo 4:7 - Combati o bom combate, acabei a carreira, guardei a fé.
Muitas pessoas são inconstantes na vida e na fé. Desistem quando surgem as lutas e tentações. Lucas 8:13 - E os que estão sobre pedra, estes são os que, ouvindo a palavra, a recebem com alegria, mas, como não têm raiz, apenas creem por algum tempo, e no tempo da tentação se desviam;
A bíblia nos fala sobre a carreira da abundância: Romanos 5:3-5
3 - E não somente isto, mas também nos gloriamos nas tribulações; sabendo que a tribulação produz a paciência, 4 - E a paciência a experiência, e a experiência a esperança. 5 - E a esperança não traz confusão, porquanto o amor de Deus está derramado em nossos corações pelo Espírito Santo que nos foi dado.

CONCLUSÃO: Vida abundante de verdade, é uma vida cheia do amor de Deus e a Deus. Marcada pela presença do Espirito Santo, que nos conduz em todos os momentos. Vida abundante é ter um Pastor. Salmos 23:1 - O SENHOR é o meu pastor, nada me faltará.

ATENÇÃO: Levante um samaritano em seu GCEU. Vamos começar os preparativos para o louvor Rural.
 

Baixar Carta