Carta Pastoral

CARPE DIEM I

09/08/2018 - Autor: Pr. Natanael Lima

QUEBRA GELO: https://www.youtube.com/watch?v=sLvul4U5Kx4

PASSAGEM BÍBLICA: I Pedro 5:6 - Humilhai-vos, pois, debaixo da potente mão de Deus, para que a seu tempo vos exalte; 7 - Lançando sobre ele toda a vossa ansiedade, porque ele tem cuidado de vós.

DESENVOLVIMENTO DO TEMA:

Você sabe o que significa a expressão: “Carpe diem”?
Carpe diem é uma frase em latim de um poema de Horácio, e é popularmente traduzida para colha o dia ou aproveite o momento. É também utilizado como uma expressão para solicitar que se evite gastar o tempo com coisas inúteis ou como uma justificativa para o prazer imediato, sem medo do futuro. (Wikipédia)

I Pedro 5:6 - Humilhai-vos, pois, debaixo da potente mão de Deus, para que a seu tempo vos exalte; 7 - Lançando sobre ele toda a vossa ansiedade, porque ele tem cuidado de vós.

1 - Carpe diem - Aproveite o dia para aprender e desfrutar do que Deus deseja lhe ensinar agora. 

I Pedro 5:6 - Humilhai-vos, pois, debaixo da potente mão de Deus, para que a seu tempo vos exalte.

A palavra humilhai-vos no original grego é (Tapeinoo) significa “tornar-se baixo”, “rebaixar-se a si mesmo” ou tornar-se um aprendiz.  
Mateus 18:1 - NAQUELA mesma hora chegaram os discípulos ao pé de Jesus, dizendo: Quem é o maior no reino dos céus? 2 - E Jesus, chamando um menino, o pôs no meio deles, 3 - E disse: Em verdade vos digo que, se não vos converterdes e não vos fizerdes como meninos, de modo algum entrareis no reino dos céus. 4 - Portanto, aquele que se tornar humilde como este menino, esse é o maior no reino dos céus.

Veja bem Jesus não está dizendo que seus discípulos devem ser infantis e crédulos. Ele está dizendo que seus discípulos devem ser pessoas que reconhecem seus erros e que desejam aprender a não mais comete-los. 
Aproveitam o dia aqueles que se tornam ensináveis.  Mateus 11:29 - Tomai sobre vós o meu jugo, e aprendei de mim, que sou manso e humilde de coração; e encontrareis descanso para as vossas almas. 30 - Porque o meu jugo é suave e o meu fardo é leve.

2 – Carpe diem – Aproveite o dia livre das culpas do passado e das preocupações do seu futuro.

7 - Lançando sobre ele toda a vossa ansiedade.
De maneira simplória podemos definir os dois grandes males da alma humana neste tempo chamados Depressão e Ansiedade. Da seguinte maneira:
Depressão é o apegar-se ao passado com culpa e dor.
Ansiedade é apegar-se ao futuro com medo.
O Grande problema é que os dois nos impedem que vivamos o presente de forma plena. Na nossa língua, o dia de hoje é chamado presente. E é assim que precisamos encarar o nosso presente. Como um presente. Então Ame intensamente aqueles que estão no seu presente. 
O evangelho de Jesus (as boas novas) resolvem esses dois problemas de forma maravilhosa: 

Quanto ao nosso passado ele diz: Marcos 2:5 - E Jesus, vendo a fé deles, disse ao paralítico: Filho, perdoados estão os teus pecados

Quando ao nosso futuro ele diz: Mateus 28:20b ..eis que eu estou convosco todos os dias, até a consumação dos séculos. Amém.  
Santo Agostinho fez uma declaração poderosa, ele disse: Deus habita no eterno agora. 

Hebreus 3:15 - Enquanto se diz: Hoje, se ouvirdes a sua voz, Não endureçais os vossos corações, como na provocação.

Não endureça seu coração por causa do seu passado e nem por medo do seu futuro.

3 – Carpe diem – Confie no cuidado de Deus.

Gênesis 22:14-18
14 - E chamou Abraão o nome daquele lugar: O SENHOR PROVERÁ; donde se diz até ao dia de hoje: No monte do SENHOR se proverá. 15 - Então o anjo do SENHOR bradou a Abraão pela segunda vez desde os céus, 16 - E disse: Por mim mesmo jurei, diz o SENHOR: Porquanto fizeste esta ação, e não me negaste o teu filho, o teu único filho, 17 - Que deveras te abençoarei, e grandissimamente multiplicarei a tua descendência como as estrelas dos céus, e como a areia que está na praia do mar; e a tua descendência possuirá a porta dos seus inimigos; 18 - E em tua descendência serão benditas todas as nações da terra; porquanto obedeceste à minha voz.

Deus possui caminhos improváveis. Mas são caminhos de bem e não de mal.

CONCLUSÃO: Não viva com medo, não viva ansioso. Permita-se ser ensinado por Deus. seja em suas conquistas ou derrotas. Pois certamente nós viveremos o fim que desejamos.
Jeremias 29:11
11 - Porque eu bem sei os pensamentos que tenho a vosso respeito, diz o SENHOR; pensamentos de paz, e não de mal, para vos dar o fim que esperais.

Baixar Carta