Carta Pastoral

CARPE DIEM II

16/08/2018 - Autor: Pr. Natanael Lima

QUEBRA GELO: Demostrar que temos limites em Deus, mas existem limites. Material: Borrachinhas de dinheiro. (uma borrachinha a cada duas pessoas). Desenvolvimento: O condutor da dinâmica pedirá que façam duplas e entregará uma borrachinha para cada par. Solicitará que cada um segure a mesma borrachinha com o dedo indicador, portanto o par deverá segurar juntos, com um dedo só cada um. Solicitará que estiquem o máximo, porém sem quebrá-la, depois façam o movimento de \"vai e vem\", para demonstrar a flexibilidade. O condutor chamará atenção dizendo: \"É Isso QUE ACONTECE EM TODO TIPO DE RELACIONAMENTO, EXISTEM LIMITES, QUE, SE FOREM Logo após, ULTRAPASSADOS, MACHUCARÃO PESSOAS.\" pedir para pessoa junto com o condutor esticar a borrachinha e mandá-la soltar, depois esticar de novo até quebrá-la. Em seguida passar para aplicação. Aplicação: Vocês perceberam como é importante e fundamental respeitar os limites nos relacionamentos? \"solta\" os Vocês viram que quando alguém abandona, limites dói, machuca? E quando os forçam, ultrapassam os limites, \"quebra\", a dor é maior ainda e podemos ferir outros também? Sejam relacionamentos de amizade, de amor ou com Deus, todos os tipos de relacionamentos é preciso respeitar, obedecer e seguir os limites. Deus é a base do nosso limite, ele nos conduzirá até onde podemos chegar.
https://www.youtube.com/watch?v=2vf1qQ6ixHU

PASSAGEM BÍBLICA: I Pedro 5:8-9 8 - Sede sóbrios; vigiai; porque o diabo, vosso adversário, anda em derredor, bramando como leão, buscando a quem possa tragar; 9 - Ao qual resisti firmes na fé, sabendo que as mesmas aflições se cumprem entre os vossos irmãos no mundo.

DESENVOLVIMENTO DO TEMA:

INTRODUÇÃO: Temos sido ministrados neste tempo pelo sentido da palavra Carpe diem que significa: “aproveite o dia” - Desfrute do seu agora, sem culpa do seu ontem e nem com preocupação do seu amanhã. Mas é preciso compreender, que esse desfrutar não é inconsequente. Ele produz uma responsabilidade de ser a melhor pessoa que você consegue ser agora. Por isso: 

1º Carpe diem -  Mas não se deixe embriagar pelo momento.
8 - Sede sóbrios;
Muitas pessoas agem por impulso e acabam se frustrando. Ser sóbrio, é não se deixar entusiasmar demais por causa das conquistas, e também não se tornar desanimado  por causa das frustrações. 

2º Carpe diem – Viva sem medo, mas viva com atenção.
vigiai;
Mateus 26:41 - Vigiai e orai, para que não entreis em tentação; na verdade, o espírito está pronto, mas a carne é fraca.
I Coríntios 16:13 - Vigiai, estai firmes na fé; portai-vos varonilmente, e fortalecei-vos.
Vigiar é estar atento aos acontecimentos a nossa volta e aos sentimentos que estão dentro de nós. Vigiar é vigiar para não se colocar em risco, afastando-se da vontade de Deus.

3º Carpe diem – Reconhecendo o seu verdadeiro inimigo.
porque o diabo, vosso adversário.
Muitos são os que culpam pessoas por seus fracassos e frustrações, mas se esquecem, que eles são fruto das nossas escolhas. Satanás é mestre em oferecer caminhos largos e prazerosos. Para depois nos encher de acusações e culpa. 

Efésios 6:12 - Porque não temos que lutar contra a carne e o sangue, mas, sim, contra os principados, contra as potestades, contra os príncipes das trevas deste século, contra as hostes espirituais da maldade, nos lugares celestiais.

4º Carpe diem – Resista as ciladas do diabo com fé manifesta pela sujeição a Deus.
Algumas vezes nós não teremos garantias naturais de que tudo vai dar certo. Principalmente quando parece que tudo a volta não está como esperávamos. Nesses momentos, precisamos confiar no amor de Deus por nós e resistir as tentações do diabo. Então sairemos mais fortes.
Tiago 4:7 - Sujeitai-vos, pois, a Deus, resisti ao diabo, e ele fugirá de vós.

5º Carpe diem – Você não é uma exceção. 
sabendo que as mesmas aflições se cumprem entre os vossos irmãos no mundo.
Lucas 8:48 - E ele lhe disse: Tem bom ânimo, filha, a tua fé te salvou; vai em paz..
Sempre vamos viver momentos de lutas e de esforço mas a bíblia nos faz uma promessa para esses momentos: Salmos 126:6 - Aquele que leva a preciosa semente, andando e chorando, voltará, sem dúvida, com alegria, trazendo consigo os seus molhos.

CONCLUSÃO: Desfrute do seu dia sabendo que ele trás consigo a possibilidade de que algo não saia como você esperou. Mateus 6:34 - Não vos inquieteis, pois, pelo dia de amanhã, porque o dia de amanhã cuidará de si mesmo. Basta a cada dia o seu mal.

ATENÇÃO: Culto do Gceu dia 30/08 e inscrições para o Retiro do Coração Abrasado (2 por GCEU).

Baixar Carta