Carta Pastoral

SOLTE AS ANCORAS

13/09/2018 - Autor: Pr. Natanael Lima

QUEBRA GELO: Você já fez uma tempestade em um copo d’água?

PASSAGEM BÍBLICA: Atos 27:40 “Então, cortando as cordas que seguravam as âncoras, abandonaram-nas no mar, desatando ao mesmo tempo as amarras que prendiam os lemes. Em seguida, alçando ao vento a vela que restara na proa, Foram conduzidos em direção à praia”.

DESENVOLVIMENTO DO TEMA:

INTRODUÇÃO: Existem situações, que não temos como controlar. Uma tempestade é um bom exemplo de algo que não temos como controlar. Nós podemos viver tempestades no casamento ou no relacionamento entre filhos e pais, tempestade no trabalho ou no ambiente de estudo e até mesmo uma tempestade na igreja ou ministerial. E o maior erro nesses momentos, é tentar manter-se no controle. Algumas vezes, nós lançamos nossas “ancoras” (convicções equivocadas, orgulho, medo de ser exposto(a), etc.) no meio dessas tempestades. E ao invés de sairmos delas, nós nos mantemos nelas por que lançamos ancoras ali. 

Deus permite que tempestades venham sobre nossa vida. Jesus esteve em uma tempestade (Mateus 8:24). Os discípulos, enfrentaram tempestade (Mateus 14:24). O Apostolo Paulo esteve em uma (Atos 27:39-41)

Olhando para o exemplo de Paulo, o que devemos fazer nos momentos de tempestades?

1º Corte as cordas que lhe prendem as ancoras. Deixe-as no mar. Deixe as ancoras na tempestade.  Não seja teimoso, não fique preso a nada no meio da tempestade. Salve sua vida. Não a perca por causa das ancora. (Leia: Lucas 19:8) Zaqueu rompeu com as ancoras do pecado em sua vida. Por causa do seu pecado, Zaqueu vivia em tempestade.

2º Solte a amarras do “leme” de sua vida. Não fique preso a uma direção que não vai te levar a lugar nenhum.  As vezes, nós achamos que só existe uma direção. E teimamos em continuar nela. Mas se a direção que temos tomado, não tem nos conduzido para fora das tempestades, muito provavelmente o que devemos fazer é mudar a direção de nossa vida. Deus sempre terá e será a melhor direção para fora das tempestades. Se seus planos não te conduzem para a vontade de Deus, você viverá sempre em tempestade. (Leia: Provérbios 16:1-3) 

3º Alce as velas que restaram. Aproveite todo o vento da tempestade para sair dela. Levante as velas de sua vida e siga em frente. João 8:10 - E, endireitando-se Jesus, e não vendo ninguém mais do que a mulher, disse-lhe: Mulher, onde estão aqueles teus acusadores? Ninguém te condenou? 11 - E ela disse: Ninguém, Senhor. E disse-lhe Jesus: Nem eu também te condeno; vai-te, e não peques mais. Não viva envergonhado(a) por sua queda, Erga-se e tome uma nova atitude. Você verá, que existe uma praia te esperando, quando sair da tempestade. 

CONCLUSÃO: Não fique preso nas tempestades da vida, por causa das ancoras do pecado. Corte todas as cordas, libere o leme de sua vida e levante suas velas e siga rumo a eternidade.

Baixar Carta