Carta Pastoral

EFATÁ

20/09/2018 - Autor: Pr. Natanael Lima

QUEBRA GELO: Do que está cheio o seu coração?

PASSAGEM BÍBLICA: Marcos 7:31- 35 E,levantando os olhos ao céu, suspirou, e disse: Efatá; isto é, Abre-te.

DESENVOLVIMENTO DO TEMA:

INTRODUCÃO: Vivemos tempos de muitos ruídos. Quem já não foi incomodado por um carro de propaganda, ou por uma musica alta, ou ainda por uma buzina de algum veiculo. Isso sem falar nos sons que produzimos dentro de casa, e também dentro de nós. 

Algumas vezes nosso som interior é mais alto do que os ruídos exteriores. E consequentemente não conseguimos ouvir a voz de Deus no nosso coração. O que devemos fazer quando nos encontramos surdos para Deus?

1º Precisamos permitir que Jesus nos tire do meio da multidão. - Da multidão de problemas, de vontades, de opiniões, etc. o texto que lemos diz no verso 33 – “E, tirando-o à parte, de entre a multidão”,  

2º precisamos permitir que Jesus toque no lugar do nosso problema. Algumas vezes é necessário tocar na ferida. Remover o que impede a ação curadora de Deus em nossas vidas. “pôs-lhe os dedos nos ouvidos; e, cuspindo, tocou-lhe na língua”. Onde esta o teu problema, é onde Jesus quer tocar hoje. 

3º Precisamos nos submeter ao tratamento de Deus. – “Jesus colocou saliva na língua do surdo”. O que isso significa? Deus pode usar de meios e maneiras estranhos para nós. Mas ele sempre sabe o que esta fazendo.  
Você já teve uma experiência diferente “estranha” com Jesus?

4º Jesus ensinou aquele homem de onde vem o poder – “E, levantando os olhos ao céu,”. Tiago 1:17 - Toda a boa dádiva e todo o dom perfeito vem do alto, descendo do Pai das luzes, em quem não há mudança nem sombra de variação. O Salmista no salmo 121 disse: 1 - Elevo os meus olhos para os montes, de onde vem o meu socorro? 2 - O meu socorro vem do SENHOR que fez o céu e a terra.

No ato de olhar para o céu, Jesus mostrou aquele homem de onde vinha a solução de seu problema.

CONCLUSÃO: Ao final de tudo Jesus libera uma palavra que era comum naquele tempo. Mas poderosa naquele momento “suspirou, e disse: Efatá; isto é, Abre-te.  Que neste dia você possa ouvir de Jesus “EFATÁ” e não somente seus ouvidos físicos sejam abertos, mas também os seus ouvidos espirituais. A bíblia diz: Aquele que tem ouvidos para ouvir ouça o que o Espírito diz a Igreja.
 

Baixar Carta