post-image

UM PAI QUE ESPERA

QUEBRA GELO: Você já esperou alguém por muito tempo? Quais foram os sentimentos que você experimentou.

PASSAGEM BÍBLICA: Lucas 15:17-24

DESENVOLVIMENTO DO TEMA: O capitulo 15 do evangelho de Lucas e conhecido no meio cristão, como o capítulo dos perdidos. Nele nós encontramos a ovelha perdida, as dracmas perdidas e o filho pródigo (esbanjador). Nas parábolas da ovelha perdida e das dracmas, o retorno para seus lugares dependia de uma ação exclusiva de seus donos. Mas no caso do filho pródigo, era necessária uma ação ou decisão do Filho. Pois foi uma escolha dele de afastar-se, o Pai ficou a espera de que o seu filho compreendesse que não haveria lugar melhor para o filho do que perto de seu Pai.

MEMORIZAR VERSÍCULO: Tiago 4:8 - Chegai-vos a Deus, e ele se chegará a vós. Alimpai as mãos, pecadores; e, vós de duplo ânimo, purificai os corações.

Certamente não é o desejo do nosso Pai Celestial que nos afastemos Dele. Mas para aquele filho que esta afastado o que ele pode esperar ao decidir voltar para casa?

1° O PAI ESTA ESPERANDO.
Muitas pessoas dizem que vão receber a Jesus como senhor e Salvador quando sentirem o toque de Deus o Pai. Mas na verdade segundo o texto o que é necessário é “cair em si”.
Lucas 15:17 - E, caindo em si, disse: Quantos jornaleiros de meu pai têm abundância de pão, e eu aqui pereço de fome!

2° O PAI SE COMPADECE DE SEUS FILHOS.
Mateus 7:9-11
9 - E qual de entre vós é o homem que, pedindo-lhe pão o seu filho, lhe dará uma pedra? 10 - E, pedindo-lhe peixe, lhe dará uma serpente? 11 - Se vós, pois, sendo maus, sabeis dar boas coisas aos vossos filhos, quanto mais vosso Pai, que está nos céus, dará bens aos que lhe pedirem?
Deus o Pai não tem prazer em ver seus filhos humilhados.

3° O PAI TEM PRESSA EM RESTAURAR A COMUNHÃO COM SEUS FILHOS.
Lucas 15:21 - E o filho lhe disse: Pai, pequei contra o céu e perante ti, e já não sou digno de ser chamado teu filho. 22 - Mas o pai disse aos seus servos: Trazei depressa a melhor roupa; e vesti-lho, e ponde-lhe um anel na mão, e alparcas nos pés;

Melhor roupa fala de santidade – Justificação
Anel no dedo fala de autoridade – credibilidade
Alpargatas fala de condição – Filho
(os escravos andavam descalços)
Não seja como filho pródigo, não espere perder tudo para voltar para a direção do Pai.

Baixar carta