Carta Pastoral

HORÁRIO DE VERÃO

08/11/2018 - Autor: Pr. Natanael Lima

QUEBRA GELO: Você já ouviu a expressão? O barato sai caro! – já viveu algo assim?

PASSAGEM BÍBLICA: Eclesiastes 3:1 - TUDO tem o seu tempo determinado, e há tempo para todo o propósito debaixo do céu.

DESENVOLVIMENTO DO TEMA:

INTRODUÇÃO: No ultimo final de semana, iniciou-se mais um horário de verão em alguns estados brasileiros. Para alguns esta mudança traz muitos transtornos principalmente físicos. O corpo é obrigado a adaptar-se a um novo ritmo de sono, alimentar e produtivo. Por que todo esse transtorno? Segundo os especialistas, é para que haja uma economia de energia elétrica no nosso Pais. Se isso de fato é benéfico não sei ao certo. Mas percebo que para a maioria das pessoas, principalmente o trabalhador que sai muito cedo de casa. Não traz beneficio algum. Espiritualmente, também podemos ser tentados a adiantar o nosso tempo. Vejamos algumas consequências desta atitude na bíblia:

1º Quando queremos adiantar a promessa. Podemos dificultar a sua plenitude.

Um caso clássico é o caso de Abrão, Sarai e Agar. No Capitulo 15 de Genesis Deus faz uma aliança com Abrão de que ele seria pai de uma grande nação (Gn15:1-6). Em Gn.16:1-4 – Sarai oferece a sua serva Agar a seu marido Abrão buscando viver a promessa. Pois olhava para si e não via condições de ser mãe. O resultado é que Agar teve um filho com Abrão de nome Ismael. Porem, não era essa a vontade de Deus. Gênesis 16:11 - Disse-lhe também o anjo do SENHOR: Eis que concebeste, e darás à luz um filho, e chamarás o seu nome Ismael; porquanto o SENHOR ouviu a tua aflição. 12 - E ele será homem feroz, e a sua mão será contra todos, e a mão de todos contra ele; e habitará diante da face de todos os seus irmãos. 
Veja que por não saber esperar o tempo de Deus, Abrão, Sarai e Agar, trouxeram para suas vidas aflições de desgastes desnecessários. Até hoje os Ismaelitas (povo Arabe) são contra os Israelitas (povo Judeu). 
Quando não esperamos o tempo de Deus em nossa vida, podemos nos entregar a pessoas erradas, nos por sobre julgo desigual e permitir que a discórdia habite no meio de nós. A bíblia nos ensina: Eclesiastes 3:11 - Tudo fez formoso em seu tempo;...

2º Quando queremos adiantar o nosso tempo. Podemos correr e não chegar a lugar nenhum. (IISm.18:22-29) – O texto nos conta a história de um jovem chamado Aimaás. O filho do Rei Davi havia sido morto, e a noticia teria de ser dada ao Rei. Joabe querendo proteger Aimaás de uma reação do Rei, enviou um escravo para dar a notícia. Mas Aimaás queria por que queria ir ate o Rei. Então Joabe o permitiu, mas ele foi sem a mensagem. Aimaás correu tanto que ultrapassou o mensageiro. Porem ao chegar diante do Rei ele não tinham mensagem alguma.  Quando não esperamos o tempo de Deus em nossa vida, Deus não nos impedirá de corremos, de nos esforçarmos e de até superarmos alguns obstáculos. Porem não basta só saber correr, é preciso correr de forma a alcançar. I Corintios 9:24 - Não sabeis vós que os que correm no estádio, todos, na verdade, correm, mas um só leva o prêmio? Correi de tal maneira que o alcanceis. Creio que essa é uma grande lição de Deus para nós. O que temos, não fomos nós que conquistamos, mas foi Deus quem nos deu. 

CONCLUSÃO: O que podemos aprender hoje é que tudo que Deus tem para nós é bom se for vivido a seu tempo. II Pedro 3:9 - O Senhor não retarda a sua promessa, ainda que alguns a têm por tardia; mas é longânimo para conosco, não querendo que alguns se percam, senão que todos venham a arrepender-se.

Baixar Carta