Carta Pastoral

LIVRES DE UM CORAÇÃO ENDURECIDO

06/12/2018 - Autor: Pr. Natanael Lima

QUEBRA GELO: Você já falou e não foi ouvido?

PASSAGEM BÍBLICA: Mateus 13:16 16 - Mas, bem-aventurados os vossos olhos, porque vêem, e os vossos ouvidos, porque ouvem.

DESENVOLVIMENTO DO TEMA:

INTRODUÇÃO: Como é difícil lidar com pessoas teimosas, não é verdade? Por mais que as coisas estejam diante de seus olhos, elas não conseguem ver. Vamos ler Mateus 13:10-16. Esse texto é muito poderoso. Ele fala, sobre como um coração se torna endurecido. São três as ações que nos levam a ter um coração endurecido: 

1º Ouvem com os ouvidos tapados ou de mau grado – Incredulidade

2º Fecham os Olhos – Para enxergar a realidade. Preferir  o imaginário

3º Não querem se converter – Mudar de atitude

Jesus disse que um coração endurecido é uma doença. Doença, que precisa de cura. “Para que não vejam com os olhos, E ouçam com os ouvidos, E compreendam com o coração, E se convertam, E eu os cure”. 

Como podemos, nos prevenir ou curar, um coração endurecido?

1º Precisamos exercitar nossa audição espiritual - Eva ouviu a serpente e o resultado foi o pecado. Logo precisamos ser seletivos sobre a quem ouvimos e o que ouvimos. I Corintios 15:33 - Não vos enganeis: as más conversações corrompem os bons costumes. Precisamos abrir os nossos ouvidos as coisas que promovem o Reino de Deus. Filipenses 4:8 - Quanto ao mais, irmãos, tudo o que é verdadeiro, tudo o que é honesto, tudo o que é justo, tudo o que é puro, tudo o que é amável, tudo o que é de boa fama, se há alguma virtude, e se há algum louvor, nisso pensai.

2º Precisamos manter os nossos olhos abertos – A bíblia nos ensina, que ter os olhos abertos, não esta relacionado somente a uma atitude física. Mas também, a uma atitude espiritual. Marcos 14:38 - Vigiai e orai, para que não entreis em tentação; o espírito, na verdade, está pronto, mas a carne é fraca. Assim como abrir ou fechar os olhos é uma decisão voluntaria. Assim também é a Oração.

3º Precisamos buscar compreensão com o Coração - Mateus 6:21 - Porque onde estiver o vosso tesouro, aí estará também o vosso coração. O que estamos valorizando? O que queremos ou o que é certo? 

Algumas vezes, temos dificuldade de compreender com o coração, por que não queremos fazer o que deve ser feito. 

CONCLUSÃO: Que diariamente possamos decidir destapar os ouvidos, abrir os olhos e compreender com o coração o que Jesus esta nos falando. Graça e Paz. 

Baixar Carta