post-image

Coração abrasado

QUEBRA GELO: Quando você descobre a verdade sobre um fato, qual o sentimento que lhe vem ao coração?

PASSAGEM BÍBLICA: Lucas 24:32 32 - E disseram um para o outro: Porventura não ardia em nós o nosso coração quando, pelo caminho, nos falava, e quando nos abria as Escrituras?

DESENVOLVIMENTO DO TEMA:

INTRODUÇÃO: Muitas vezes em nossa vida existem circunstancias em que não conseguimos enxergar o que esta diante dos nossos olhos. Algumas vezes não conseguimos ver Deus mesmo que ele esteja caminhando ao nosso lado. Quais as razões dessa nossa atitude? Por que agimos assim? 

A Bíblia nos mostra, esse fato acontecendo com dois discípulos de Jesus, no caminho de Emaús. Vamos ler Lucas 24:13-33.

Por que os discípulos não conseguiram reconhecer a Jesus?

1º Os discípulos preferiram se afastar de Jerusalém ao invés de permanecer nela. (Leia o verso 13) – Jerusalém era o centro da adoração a Deus, também era onde os Apóstolos estavam. O isolamento em momentos de tristeza é sempre o pior lugar para se estar. No isolamento só falamos do passado e não conseguimos enxergar o futuro. (Leia o verso 14).

2º Os discípulos estavam com os olhos “como que” impedidos de reconhecer a Jesus. (Leia o verso 16) – Alguns pregadores costumam dizer que os olhos dos discípulos estavam impedidos de reconhecer a Jesus por que estavam com lágrimas. Mas na verdade, o que os impedia de ver a Jesus era a sua incredulidade (leia o verso 25). Eles Criam no Jesus que caminhava com eles antes da crucificação. Mas não criam em sua ressurreição. 

3º Os discípulos possuíam uma expectativa sobre Jesus voltada aos seus interesses. Algumas vezes cremos em Jesus enquanto as coisas nos são favoráveis, mas quando elas se tornam contrárias a nossa vontade não conseguimos manter a fé. (leia o verso 21). E começamos a achar que Deus não está presente simplesmente por que as coisas não foram como nós esperávamos. 

 4º Os discípulos não deram ouvidos aos testemunhos dos outros discípulos mais experientes. (Leia os versos 22 a 24) – Quantas vezes não ouvimos os conselhos dos mais experientes? Não é incomum encontramos a expressão: “há se eu tivesse dado ouvidos a minha mãe, ao meu Pai, ao meu Pastor!” Deus sempre vai nos cercar de pessoas mais experientes que querem o nosso bem. Confie na provisão de Deus através dessas pessoas.

CONCLUSÃO: Mas, mesmo que nós tenhamos cometido todos esses erros que os discípulos de Emaús cometeram, Jesus se aproxima de nós, tira as nossas duvidas e tem comunhão conosco. E então retornamos para estar de volta ao grupo de discípulos. Não deixe seu GCEU. Jesus deseja que você testemunhe nele. O resultado será UM CORAÇÃO ABRASADO!

Baixar carta