Carta Pastoral

Baixar Carta

OS DOIS MANDAMENTOS - II

07/03/2019 - Autor: Pr. Natanael Lima

QUEBRA GELO: Qual o presente você gostaria de receber? Você teria coragem de dá-lo ao seu próximo.

DESENVOLVIMENTO DO TEMA:

INTRODUÇÃO: (Leia Lucas 10:25 -37) Quem é o meu próximo? Essa foi a pergunta feita por um doutor da Lei. A pergunta tinha uma intenção. Lucas 10:29 - Ele, porém, querendo justificar-se a si mesmo, disse a Jesus: E quem é o meu próximo? Não é incomum vermos pessoas que por causa de sua escala de valores, não conseguem perceber a dor dos outros. Todos precisam compreendê-lo (a), mas ele (a), não se esforça para compreender a ninguém.  O padrão do nosso amor revela o quanto de Deus nós temos. O amor genuíno é a prova de que conhecemos a Deus.  I João 2:9 - Aquele que diz que está na luz (Deus), e odeia a seu irmão, até agora está em trevas. 10 - Aquele que ama a seu irmão está na luz (Deus), e nele não há escândalo. Quais são as marcas dos que amam a Deus e ao seu próximo?

1º Possuem intima compaixão – Deseja fazer ao outro, o que gostaria que fizessem com você, se estivesse na mesma situação. Lucas 6:31 - E como vós quereis que os homens vos façam, da mesma maneira lhes fazei vós, também. 

2º Não somente socorrem. Mas cuidam – Veja a sequência de atitudes: Aproximou-se, atou as feridas, colocou azeite e vinho, pôs sobre o cavalo, levou para estalagem e cuidou dele, e só partiu no outro dia. Será que o samaritano não tinha nada pra fazer? Creio que ele possuía algum plano pessoal sim. Mas, diante de tamanha necessidade o seu plano A, virou plano B

3º Comprometem-se com o as consequências – Chegou um momento em que o Samaritano não poderia mais estar com a vítima dos maus tratos. O que ele fez? Ele colocou outra pessoa para continuar o cuidado e se comprometeu em voltar para cobrir as despesas. Ele não transferiu o compromisso. Ele compartilhou a responsabilidade.  Leia o verso 35.

CONCLUSÃO: Quando Jesus terminou a parábola ele fez a pergunta ao doutor da lei? Quem foi o próximo daquele homem? A resposta foi: o que usou de misericórdia. Para tal resposta Jesus afirmou: VAI E FAZ O MESMO! 

Lucas 6:36 - Sede, pois, misericordiosos, como também vosso Pai é misericordioso.

A palavra misericórdia significa: ponha seu coração na miséria do outro como fosse a sua. 
Em outras palavras também pode ser: Você não tem culpa pelo que o outro esta passando. Mas, poderá ter, por não socorre-lo. 

Baixar Carta