post-image

Dono ou mordomo

QUEBRA GELO: Você já ficou responsável por algo de outra pessoa?

INTRODUÇÃO: (Leia: Lucas 12:42-46)Você tem agido como DONO ou como MORDOMO? A palavra mordomia, significa cuidado, zelo, administrar tanto propriedade externa como internas. O que faz um mordomo? Ele toma conta de uma propriedade, de uma casa, tão bem como se fosse dele, sabendo que ele terá que prestar conta do que foi confiado aos seus cuidados.
Essa verdade nós vemos por toda a Bíblia, desde o Éden onde Deus colocou Adão para que cultivasse e guardasse a terra: “Tomou, pois, o Senhor Deus ao homem e o colocou no jardim do Éden para o cultivar e o guardar”. (Gênesis 2.15.)
Uma das estratégias do nosso inimigo é nos fazer negligentes com o que temos recebido de Deus para cuidarmos, para que o princípio da mordomia não seja estabelecido em nossa vida.
Mordomia se identifica também nos dons, habilidades e no potencial que Deus nos concede, alguns comodamente não fazem uso deles e os deixam guardados e intocáveis. 

O QUE DEUS ESPERA DE SEUS MORDOMOS?

1º DEUS ESPERA FIDELIDADE - “Quem é fiel no mínimo também é fiel no muito; quem é injusto no mínimo também é injusto no muito.” (Lucas 16.10) – Fidelidade e honestidade andam juntas. Fidelidade tem a ver com a maneira que eu trato o que me é entregue. Honestidade fala dos motivos pelos quais eu faço isso. (você pode ter um politico que é fiel para com o seu partido e desonesto para com os que o elegeram). Existem cristãos que são fies nos cultos e desonestos na sua conduta diária para com o evangelho. (Gato na energia, evasão de pedágios, compra de produtos de fontes duvidosas, entrega de dizimo que não corresponde a verdade, etc).

2º DEUS ESPERA RESULTADOS – Mateus 25:15 - E a um deu cinco talentos, e a outro dois, e a outro um, a cada um segundo a sua capacidade, e ausentou-se logo para longe. Deus não espera de nós o que não somos capazes de fazer. O texto diz que Ele distribuiu “segundo a capacidade de cada um”. Certamente Deus tem nos entregue algum dom, talento ou vocação. O que temos feito com eles? O Reino de Deus expresso pela igreja tem crescido pela sua administração dos dons e bens que Deus lhe confiou?

3º DEUS ESPERA PRESTAÇÃO DE CONTAS - Temos exemplos bíblicos de uma boa mordomia sendo louvada e também de uma má mordomia sendo punida. “E aconteceu que, voltando ele, depois de ter tomado o reino, disse que lhe chamassem aqueles servos a quem tinha dado o dinheiro, para saber o que cada um tinha ganhado, negociando.” (Lucas 19.15). É importante perceber que quando o Senhor vem pedir conta ele chama a todos de SERVO. Porem ele faz distinção entre o SERVO BOM E FIEL e o SERVO MAU E NEGLIGENTE. Os dois tinham nome de servos, mas agiam de maneira diferente.

CONCLUSÃO: Mordomia é administrar bem a prosperidade e os Dons que Deus nos dá. Que sejamos encontrados fiéis.

Baixar carta