Carta Pastoral

Baixar Carta

MORDOMIA DO TEMPO

04/04/2019 - Autor: Pr Natanael Lima

QUEBRA GELO: O que mais toma seu tempo?

PASSAGEM BÍBLICA: Efésios 5:15 - Portanto, vede prudentemente como andais, não como néscios, mas como sábios, 16 - Remindo o tempo; porquanto os dias são maus. 17 - Por isso não sejais insensatos, mas entendei qual seja a vontade do Senhor.

DESENVOLVIMENTO DO TEMA:

INTRODUÇÃO: Você já ouviu a expressão: “Tempo bom não volta mais”. Muitas pessoas não se dão conta do “valor do Tempo”. Deus, na sua infinita Graça, nos capacita para usarmos o tempo em diversas atividades, tais como: meio de sustento, lazer e descanso. Nas 24 horas diárias, normalmente, dormimos 8, trabalhamos 10, incluindo o trajeto, e ainda temos 6. Este tempo "livre" precisa ser utilizado da forma mais sábia possível, principalmente como meio de crescimento para o Reino de Deus. O que a bíblia nos ensina sobre o Tempo?

1º Que para tudo existe um tempo. Eclesiastes 3:1a - TUDO tem o seu tempo determinado, Uma das formas de fazer mau uso do tempo, é usa-lo de maneira errada. Dormir quando é para estar acordado, namorar quando é tempo de aprender, trabalhar quando é tempo de adorar, casar antes de crescer. Todas essas coisas são boas. Mas se vividas á seu tempo.

2º Que todo tempo tem um propósito. Eclesiastes 3:1b...e há tempo para todo o propósito debaixo do céu. Os acontecimentos em nossa vida também cumprem um propósito. Deus tem planos dentro do tempo de nossas vidas. Gênesis 18: 14 - Haveria coisa alguma difícil ao SENHOR? Ao tempo determinado tornarei a ti por este tempo da vida, e Sara terá um filho. Gênesis 21:2 - E concebeu Sara, e deu a Abraão um filho na sua velhice, ao tempo determinado, que Deus lhe tinha falado. É importante entendermos que Deus tudo ocorrerá no tempo de Deus, então não devemos viver ansiosos. Pois tudo o que Deus nos prometeu, A SEU TEMPO se cumprirá. Mateus 6:34 - Não vos inquieteis, pois, pelo dia de amanhã, porque o dia de amanhã cuidará de si mesmo. Basta a cada dia o seu mal.

3º Todos nós prestaremos conta do Tempo. II Corintios 5:10 - Porque todos devemos comparecer ante o tribunal de Cristo, para que cada um receba segundo o que tiver feito por meio do corpo, ou bem, ou mal. O autor de Eclesiastes também escreveu: Eclesiastes 11:9 - Alegra-te, jovem, na tua mocidade, e recreie-se o teu coração nos dias da tua mocidade, e anda pelos caminhos do teu coração, e pela vista dos teus olhos; sabe, porém, que por todas estas coisas te trará Deus a juízo. O tempo deve ser investido com responsabilidade e propósito, gastar o tempo com prazeres sem temor de Deus é um erro.

CONCLUSÃO: Valorizar o tempo faz parte da mordomia cristã. Jesus nunca desperdiçou o seu tempo, pois ele sabia que tinha pouco tempo e uma missão a cumprir. Fazer a vontade de seu Pai era seu principal proposito. Invista seu tempo em coisas que são duradouras e eternas. (família, igreja e trabalho). Fazem parte desta lista. Gaste MENOS tempo com redes sociais e MAIS tempo com relacionamentos pessoais. (Ore, Leia, Abrace, ame, beije, divirta-se). Seja um mordomo fiel.

Baixar Carta