post-image

Dois senhores

QUEBRA GELO: o que as dividas produzem?

DESENVOLVIMENTO DO TEMA:

INTRODUÇÃO: (Leia Matheus 6:19-21,24) – Estamos vivendo a semana do projeto Primeiro. Que consiste em dedicar a Deus: A nossa primeira HORA do dia, o primeiro DIA da semana (que é o domingo) e a nossa primeira RENDA. E vamos falar sobre: O Cristão e a vida financeira

Nossa atitude com as finanças falam muito da nossa relação com Deus ou com “deus”. Mateus 6.24: Ninguém pode servir a dois senhores: porque ou há de odiar um e amar o outro, ou se dedicará a um e desprezará o outro. Não podeis servir a Deus e a Mamon. A palavra MAMON em algumas versões é traduzida como se referisse ao DINHEIRO. Mas essa é uma tradução muito fraca do que realmente a palavra mamon significa. Quando Jesus se refere a “mamon” Ele não esta falando do dinheiro propriamente dito, mas do poder espiritual e diabólico que escraviza os homens através do dinheiro.  Por causa do dinheiro: muitos perdem a vida, outros falam mentiras, ainda outros deixam a família, irmãos se tornam inimigos, etc.... (você certamente conhece alguma história assim). Como podemos no livrar do poder de mamon?

Faça com que o Dinheiro seja servo e não Senhor de sua vida - Normalmente as pessoas pensam: Eu nunca vou por o dinheiro acima de Deus. Então, ai esta a sutileza de mamon ele diz que você pode servir a Deus e a ele. Pois Deus quer que seus servos sejam prósperos. Logo, se você não investe o dinheiro no Reino de Deus você pode estar servindo a mamon.

Quando estamos servindo a Deus e não a “mamon?”
- Quando ajudamos ou socorremos o necessitado - Ajudar aos necessitados Mateus 6:1). Quando podemos abençoar alguém com as bênçãos que Deus tem nos abençoado. (obs. Essas ações não produzem salvação. Efésios 2:9 - Não vem das obras, para que ninguém se glorie;)

- Quando somos fies em nossos Dízimos e Ofertas – Leia Mateus 23:23 – fazei estas coisas sem omitir aquelas – Jesus disse que nós devemos ser Dizimistas e misericordiosos por fé. No texto Jesus recriminou a atitude dos fariseus que eram fies nos dízimos, mas infiés nos relacionamentos com o próximo.

- Quando cumprimos com nossos compromissos financeiros – (Leia - Romanos 13:7-8) – o endividamento é uma das armadilhas de mamon. Por que alguém se endivida? Salvo por razões de emergências de saúde ou de acontecimento inesperado (ser demitido por exemplo). Boa parte das dividas estão no ambiente dos desejos.  

CONCLUSÃO: Provérbios 3.9,10: “Honra o Senhor com a tua fazenda e com as primícias de toda a tua renda e se encherão os teus celeiros abundantemente e transbordarão de mosto os teus lagares.” Os “celeiros e lagares” são todas as tuas necessidades materiais. Serão abundantemente supridas e transbordarão. Quando consegues isso? Quando honrares Deus com a tua riqueza. Como honrar Deus com a riqueza? Dando-Lhe as primícias. Isso significa colocar de lado a primeira porção, ou melhor, dispô-la para Deus. Ou honramos ou desonramos Deus com o nosso dinheiro.

Baixar carta