post-image

Meios da Graça III

QUEBRA GELO: Você já fez ou falou algo sem pensar?

DESENVOLVIMENTO DO TEMA:

INTRODUÇÃO: Josué 1:8 - Não se aparte da tua boca o livro desta lei; ANTES MEDITA NELE dia e noite, para que tenhas cuidado de fazer conforme a tudo quanto nele está escrito; porque então farás prosperar o teu caminho, e serás bem sucedido.

Nós estamos falando nesta série de ensinos, sobre a provisão deixada por Deus, para que cada um de seus filhos possam crescer na Graça e no conhecimento da sua vontade. Desenvolvendo assim, a salvação recebida de maneira que outras pessoas sejam beneficiadas através da vida dos que NASCERAM DE NOVO. A essa provisão nos chamamos de “MEIOS DA GRAÇA”.  Os meios da Graça se dividem em duas categorias: Os Particulares e os públicos. 

Nós já falamos de dois Meios da Graça Particulares, a Palavra de Deus e a Oração. Hoje vamos falar do ultimo Meio da Graça particular que é a MEDITAÇÃO.

O que é meditar para você?
Nosso dicionário define meditação como: Ação ou efeito de refletir profundamente sobre determinada coisa; e resultado dessa ação.
A meditação é para nossa alma o que a digestão é para o corpo. Charles Spurgeon apresentou uma excelente instrução, ao declarar:
- Nossos corpos não sustentam-se apenas por ingerir o alimento através da boca; mas o processo de digestão resulta em músculos, nervos, tendões e ossos. Por meio da digestão, o alimento exterior é assimilado pela vida interior. O mesmo acontece às nossas almas: elas são nutridas não apenas por aquilo que ouvem aqui e acolá. Ler, ouvir, observar e aprender tudo exige uma digestão interior; e a digestão interior da verdade ocorre através de meditarmos nela.

A Bíblia sagrada está repleta de orientações para que possamos praticar a meditação. Vejamos algumas:
1º - A meditação na palavra de Deus, é algo que deve nos dar prazer – Salmos 1:2 - Antes tem o seu prazer na lei do SENHOR, e na sua lei medita de dia e de noite. Assim como é prazeroso sentir o paladar dos alimentos, assim também é prazeroso descobrir a vontade e os mistérios de Deus para nós.

2º - A nossa meditação é contemplada por Deus - Salmos 19:14 - Sejam agradáveis as palavras da minha boca e a meditação do meu coração perante a tua face, SENHOR, Rocha minha e Redentor meu! Nem sempre nossas meditações são boas. Elas podem alimentar magos e sentimentos impuros. Por isso é importante lembrar que tudo que pensamos esta diante de Deus. Como diz alguém que amo muito: “Deus te vê”.

3º - Devemos meditar nas coisas de Deus a noite - Salmos 63:6 - Quando me lembrar de ti na minha cama, e meditar em ti nas vigílias da noite. Nossa mente, organiza tudo que vivemos durante o dia enquanto dormimos. Assim a meditação na palavra de Deus, Faz em nós também. Ela nos organiza, diante dos atos de Deus em nossa  direção. 

CONCLUSÃO: Em nossa cultura não temos o hábito de meditar. Mas a bíblia nos ensina que esse MEIO DA GRAÇA é necessário para o desenvolvimento de um cristão saudável. Então comece hoje a meditar na palavra de Deus!

Baixar carta