post-image

Meios da Graça V

QUEBRA GELO: Você costuma tomar banho?

DESENVOLVIMENTO DO TEMA:

LEIA: Mateus 28:19 &  Lucas 22:19-20
INTRODUÇÃO: Nós estamos falando nesta série de ensinos, sobre a provisão deixada por Deus, para que cada um de seus filhos possam crescer na Graça e chegar ao conhecimento da sua vontade. Desenvolvendo assim, a salvação recebida de maneira que outras pessoas sejam beneficiadas através da vida dos que NASCERAM DE NOVO. A essa provisão nos chamamos de “MEIOS DA GRAÇA”.  Os meios da Graça se dividem em duas categorias: Os Particulares e os públicos. 

Vamos falar dos Meios Públicos da Graça:  BATISMO E CEIA DO SENHOR

1º O BATISMO - Na verdadeira igreja do Senhor Jesus, há apenas duas ordenanças: o batismo e a ceia do Senhor. O batismo é a primeira ordenança instituída pelo Senhor Jesus Cristo, enquanto esteve entre os homens. Ele ordenou que o batismo fosse ministrado em todos aqueles que crescem Nele. (cf. Mt 28.18- 20). Uma pessoa que declara ser crente e negligencia o batismo, não compreendeu os princípios da fé cristã. 

O batismo é reservado somente para os crentes. Não é para pequenas crianças (pois elas não tem consciência de pecado). Não existe uma única instância de batismo infantil no Novo Testamento. 

O batismo sempre foi aplicado àqueles que se arrependeram e creram e para aqueles que foram convertidos e salvos (veja Atos 2.41; 18.8). Esta ordenança foi designada a ser um testemunho para o mundo, a fim de demonstrar que somos seguidores de Cristo e fortalecer nossa decisão de segui-Lo.
Obs. O Batismo marca a entrada do Novo Cristão a comunidade cristã chamada Igreja.

2° A CEIA DO SENHOR - A ceia do Senhor é a segunda ordenança instituída pelo Senhor Jesus, enquanto esteve na terra. É o meio divinamente designado para fortalecer a fé exercida pelos crentes. Sempre que participamos da ceia do Senhor, nós o fazemos em memória dEle (1 Corintios 11.24-26). 
Os elementos da ceia do Senhor, pão e vinho, são apenas símbolos. Cada elemento representa um diferente aspecto do sacrifício de Cristo. O pão simboliza o corpo traspassado e morto do Salvador, por causa de nossos pecados. O vinho representa o sangue de Cristo que foi derramado a fim de purificar nossos pecados. Não existe nada mágico no pão e no vinho. Eles não se alteram, tornando-se literalmente o corpo e o sangue de Jesus; permanecem aquilo que eles mesmos são. Um cuidadoso estudo das Escrituras demonstra as exigências para se participar da ceia do Senhor. A pessoa tem de ser verdadeiramente convertida a Cristo, batizada, alguém que está procurando andar de maneira agradável a Deus e membro de um igreja de Cristo.

CONCLUSÃO: Considerando a importância dada por Jesus a essas duas ordenanças. Torna-se necessária uma observância mais dedicada de cada Cristão na prática das mesmas. 

Baixar carta