post-image

Salvos pela graça

QUEBRA GELO: Como você se sentiria, se estivesse com uma doença grave, à beira da morte, precisando de um doador, e uma pessoa completamente sadia e desconhecida de você, decidisse morrer para que você pudesse viver?

DESENVOLVIMENTO DO TEMA:

PERGUNTAS PARA COMPARTILHAR:
1º Você se sente digno do perdão de Deus?
2º Você crê que Deus te perdoo em Cristo?
3º Você que receber a Cristo como seu Senhor e Salvador?

INTRODUÇÃO: (Efésios 2:1-10) – Todos os homens, independentemente de onde nasceram, como foram criados, se justos ou injustos, se ricos ou pobres, se criança, jovem ou adulto. Nascem com uma sentença: A condenação eterna. Como diz o verso 3 – Filhos da ira, filhos da desobediência. Você já viu como uma criança tem uma tendência a desobedecer? Como elas ficam testando seus pais? Os pais precisam sempre que dizer: naaaão! Há uma inclinação natural em todos os homens de serem desobedientes. Ora, o que se espera como consequência da desobediência? Correção, castigo? 
Então, Deus nos dá outras opções: A Graça e a misericórdia. 
Você deve estar pensando: Então não devo ser corrigido quando peco? A resposta é: sim você deve ser corrigido. Mas com misericórdia e com Graça. 
Vejamos como isso acontece na prática:

1º Deus usou de misericórdia para com todos os homens - Misericórdia é ter compaixão de alguém, querendo diminuir seu sofrimento. Quem tem compaixão se sente triste com a miséria de outra pessoa. Deus deseja que todos sejam salvos e por isso nos trata com compaixão. I Timóteo 2:3 - Porque isto é bom e agradável diante de Deus nosso Salvador, 4 - Que quer que todos os homens se salvem, e venham ao conhecimento da verdade. Se Deus decidisse retribuir você, segundo os seus atos, sem usar de misericórdia, o que você acredita que receberia?

Olha como Deus usou de misericórdia para conosco:
a) 
Nós estávamos mortos, em nossos delitos e pecados (V.1)
b) Ele sabia, que a nossa maneira de viver era de acordo com os padrões do mundo, e éramos governados por um espírito de desobediência. (V.2)
c) Ele sabia, que nós vivíamos para satisfazer as vontades da nossa carne e dos nossos pensamentos. (V.3)
Então ele decide usar de misericórdia para conosco, por causa do GRANDE amor com que nos amou. (V.4)

2º A manifestação da misericórdia de Deus por nós foi um ato de Graça - Você deve estar se perguntando, por que Deus fez isso? Por que ele nos amou tanto? A resposta é: Foi pura Graça! (Leia Ef.2: 8 e 9)
Talvez a maneira mais prática de entender a graça de Deus, seja a revelação feita por Jesus em Mateus 7:11 - Se vós, pois, sendo maus, sabeis dar boas coisas aos vossos filhos, quanto mais vosso Pai, que está nos céus, dará bens aos que lhe pedirem?
Muitas vezes os filhos que mais dão trabalho são os que aparentemente, recebem mais atenção. Por que? Por que os pais o amam tanto quanto os outros filhos. E por isso não querem vê-los prejudicados ou envergonhados. 
Ora se nós que somos imperfeitos, desejamos o bem, aquele que amamos, mas nos ferem. Que dizer de um Deus perfeito? Quão perfeito não será o seu amor e favor.

CONCLUSÃO: Não quero dizer com isso, que o fato de Deus nos tratar com Graça e misericórdia, seja uma oportunidade para continuarmos vivendo na pratica do pecado. O que eu quero dizer, é que uma vez que fomos salvos pela Graça devemos agora viver para agradar a Deus por Gratidão e amor a Ele. (Leia Ef.2:10)

Baixar carta